Repository logo
 
Publication

As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombrias

dc.contributor.authorBertão, Manuel Peniche
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2018-12-11T11:27:55Z
dc.date.available2018-12-11T11:27:55Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO crescente interesse pelo ambiente construído das escolas e a influência do ambiente físico, que inclui espaços escolares de educação formal e não formal, no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, tiveram a contribuição do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução pela Parque Escolar. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito por questionário aos alunos do 12.º ano. Os resultados colocam em evidência a elevada importância que os alunos conferem à sala de aula, no conjunto dos espaços escolares, bem como o conforto, a temperatura e a circulação de ar nas salas, que consideram inadequados.
dc.description.abstractThe growing interest in the built environment of schools and the influence of the physical environment, which includes schools’ spaces of formal and non-formal education, behaviors, attitudes and teaching strategies, had the contribution of the modernization program for high schools implemented by Parque Escolar.The ongoing research aims to determine how school principals, teachers and students perceive the changes introduced in modernized school spaces and to what extent these have caused changes in teaching and learning methods, which refer to the Project Manual and the pedagogical model underlying.The nature of the study fits into a qualitative approach, with a strong post-occupation study research component and it’s being developed in three high schools in the Porto’s district. Are presented the partial results fromthe survey’s analysis made to the 12th grade students. The obtained data highlights the importance that the students confer to the classroom in between all school’s spaces, considering that its comfort, temperature and air circulation are not adequate.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBertão, M.P.; Alves, J.M. (2018). As salas de aula nas escolas modernizadas pela Parque Escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombrias. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 18, 189-214pt_PT
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26328
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectProjeto educativopt_PT
dc.subjectEspaços escolarespt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectConfortopt_PT
dc.subjectEducational project
dc.subjectSchool spaces
dc.subjectClassroom
dc.subjectComfort
dc.titleAs salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombriaspt_PT
dc.title.alternativeClassrooms in schools modernized by parque escolar. Between luminous rhetoric and shadowy practicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage214pt_PT
oaire.citation.issue18pt_PT
oaire.citation.startPage189pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RPIE-18-art08.pdf
Size:
567.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: