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Advisor(s)
Abstract(s)
Consumers are complex and go through several stages in their decision-making process.
Those stages can be influenced by external factors and for these reasons, it is hard for brands
to understand how consumers think. Moreover, in the 21st century, sustainability and CSR are
emerging concepts in consumers’ decision-making process and brand valuations. Not only
consumers are trying to buy greener and more responsible as they are blaming organizations
for the current unstainable lifestyle of the planet, we live in. Additionally, concerns about
sustainability and companies’ impact in the society depend on consumers’ demographic profile.
Nowadays, an industry that has been facing sustainable and socially responsible challenges is
the footwear one.
Based on prior academic literature, an experimental study was conducted to examine
the impact of different sustainable and CSR communication strategies in consumers’ brand
attitudes, perceptions and purchase intentions. Also, how those types of communication could
impact differently, different types of consumers. Results show that hedonic ads are preferred
over utilitarian ones and that sustainable and CSR related information increase brand valuations
and purchase intentions. Additionally, findings show that different consumer profiles react
differently to sustainable and socially responsible claims. This dissertation provides important
theoretical and managerial contributions, highlighting the role of the way that a product is
communicated to a consumer, and how sustainability and social responsibility impact
consumers’ brand valuations. Also, it provides important conclusions for brands that want to
understand which type of communication and information they should present to consumers in
order to foster their success.
Os consumidores são complexos, assim como, o seu processo de decisão e podem ser influenciados por diversos fatores. Assim, é difícil perceber como estes pensam. Hoje em dia, conceitos como a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, são elementos que influenciam os consumidores, de acordo com o seu perfil. Em pleno século 21, não só se está a comprar mais sustentável, como também está a ser atribuída culpa às organizações pelo estado precário em que se encontra o planeta. Uma indústria que está a ser impactada nestes parâmetros, é a indústria do calçado. Com base em literatura, foi conduzido um estudo para examinar o impacto de diferentes tipos de comunicação sustentável e de responsabilidade corporativa nas perceções, atitudes e intenções de compra do consumidor. Mais especificamente, de que forma esses tipos de comunicação afetam diferentemente consumidores distintos. Resultados obtidos mostram que, anúncios hedónicos são preferíveis e a presença da informação mencionada, aumenta a credibilidade de uma marca, assim como, as intenções de compra dos consumidores. Além disso, diferentes tipos de consumidores reagem diferentemente quando expostos ao mesmo tipo de informações. Esta tese fornece informação teórica relevante, assim como, contributos para a gestão, uma vez que, realça a importância da forma como um produto é comunicado e como o caráter sustentável e social de uma marca, pode influenciar a sua avaliação por parte do consumidor. Adicionalmente, fornece importantes conclusões para marcas que querem perceber que tipo de comunicação e informação devem expor os consumidores, de modo a ganhar uma vantagem competitiva.
Os consumidores são complexos, assim como, o seu processo de decisão e podem ser influenciados por diversos fatores. Assim, é difícil perceber como estes pensam. Hoje em dia, conceitos como a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, são elementos que influenciam os consumidores, de acordo com o seu perfil. Em pleno século 21, não só se está a comprar mais sustentável, como também está a ser atribuída culpa às organizações pelo estado precário em que se encontra o planeta. Uma indústria que está a ser impactada nestes parâmetros, é a indústria do calçado. Com base em literatura, foi conduzido um estudo para examinar o impacto de diferentes tipos de comunicação sustentável e de responsabilidade corporativa nas perceções, atitudes e intenções de compra do consumidor. Mais especificamente, de que forma esses tipos de comunicação afetam diferentemente consumidores distintos. Resultados obtidos mostram que, anúncios hedónicos são preferíveis e a presença da informação mencionada, aumenta a credibilidade de uma marca, assim como, as intenções de compra dos consumidores. Além disso, diferentes tipos de consumidores reagem diferentemente quando expostos ao mesmo tipo de informações. Esta tese fornece informação teórica relevante, assim como, contributos para a gestão, uma vez que, realça a importância da forma como um produto é comunicado e como o caráter sustentável e social de uma marca, pode influenciar a sua avaliação por parte do consumidor. Adicionalmente, fornece importantes conclusões para marcas que querem perceber que tipo de comunicação e informação devem expor os consumidores, de modo a ganhar uma vantagem competitiva.
Description
Keywords
Consumer behavior Decision-making Brand attitudes Brand perceptions Purchase intentions Footwear industry Sustainability Corporate Social Responsibility Hedonic Utilitarian Consumer profiles Comportamento do consumidor Processo de decisão de compra Avaliação de uma marca Intenções de compra Indústria do calçado Sustentabilidade Responsabilidade Social Corporativa Hedónico Utilitário Perfil do consumidor