Repository logo
 
Publication

O banho pré-operatório : perspetiva histórica e contemporânea

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMendes, Maria Manuela Lebre
dc.contributor.authorMoreira, Rute Isabel Maravilha
dc.date.accessioned2024-04-19T09:15:15Z
dc.date.available2024-04-19T09:15:15Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório é representativo do percurso de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com a especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Como complemento teórico para a realização deste relatório, foram referenciados dois modelos teóricos, Teoria do Cuidado Humano, de Jean Watson e o Modelo de Iniciado a Perito de Patrícia Benner, pela sua pertinência e enquadramento neste documento. Este processo de aprendizagem será explanado neste relatório em dois capítulos. O primeiro relativo a um processo de investigação, uma Revisão sistemática de literatura de evidência de texto e opinião que tem como tema a Intervenção de enfermagem: banho pré-operatório centrado numa visão histórica e documental, procurando-se, assim, demonstrar o processo de desenvolvimento de competências de mestre numa envolvência com a evidência científica. Com a Revisão sistemática de literatura de evidência de texto e opinião elaborada, conclui-se que o banho pré-operatório é uma intervenção de enfermagem identificada como uma prática essencial para a diminuição microbiana da pele, no entanto a sua eficácia na diminuição na infeção do local cirúrgico é um assunto não resolvido, estando evidente em inúmeros estudos analisados. A aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e as que estão inerentes ao título de mestre serão comtempladas no segundo capítulo referente à análise crítica e reflexiva. Estas competências foram adquiridas em contexto de estágio, num Serviço de Urgência Geral e Polivalente (SUGP) e numa Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA). Este relatório é esperado que seja demonstrativo de todo o percurso académico desenvolvido, com o intuito de um cuidar mais humanizado, adequado e seguro.pt_PT
dc.description.abstractThis report represents the path of acquisition and development of specialized skills, within the Master’s Degree in Nursing, in the specialization area of Medical-Surgical Nursing: Person in Critical Situation, taught at the Institute of Health Sciences of the Catholic University of Portugal in Lisbon. As a theoretical background for the preparation of this report, two theoretical models were referenced, the Theory of Human Caring, by Jean Watson, and the Novice to Expert Model, by Patricia Benner, due to their relevance and alignment with this document. This learning process will be explained in this report in two chapters. The first chapter focuses on a research process, a systematic review of literature that includes both evidence-based and opinion-based texts, with the theme of Nursing Intervention: Preoperative Bath, from a historical and documentary perspective. The aim is to demonstrate the process of development of master skills in an environment with scientific evidence. With the systematic review of evidence-based and opinion-based literature completed, it is concluded that the preoperative bath is a nursing intervention identified as an essential practice for the decrease of skin microbiota, however its effectiveness in decreasing the surgical site infection is an unresolved issue, being evident in numerous studies analyzed. The acquisition of common and specific skills of the specialist nurse in Medical Surgical Nursing with a focus on the Person in Critical Situation, as well as those inherent to the master's degree will be covered in the second chapter, which pertains to critical and reflective analysis. These skills were acquired in the internship context, in a General and Polyvalent Emergency Service (SUGP) and in a Local Unit of the Infection Prevention and Antimicrobial Resistance Control Program (UL PPCIRA). This report is intended to be a demonstration of the entire academic journey, with the goal of providing a more humane, adequate and safe care.pt_PT
dc.identifier.tid203573501pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44689
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPessoas em situação críticapt_PT
dc.subjectBanho pré-operatóriopt_PT
dc.subjectCompetências especializadaspt_PT
dc.subjectCuidados de enfermagempt_PT
dc.subjectCritical patientpt_PT
dc.subjectPreoperative bathpt_PT
dc.subjectSpecialized skillspt_PT
dc.subjectNursing carept_PT
dc.titleO banho pré-operatório : perspetiva histórica e contemporâneapt_PT
dc.title.alternativePreoperative bathing : historical and contemporary perspectivespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203573501.pdf
Size:
3.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: