Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

War journalism and propaganda : a comparative content analysis of US media coverage of the war in Ukraine

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203901126.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O governo dos Estados Unidos posicionou-se como uma força líder contra a invasão russa da Ucrânia em 2022, posição que alguns consideram ser uma guerra por procuração entre os EUA e a Rússia. Como em todas as guerras, os meios de comunicação desempenham uma função crítica na forma como o conflito é enquadrado e na informação transmitida ao público. Ambos são fortemente influenciados (em vez de impactados) pela decisão dos meios de comunicação na forma como utilizam o jornalismo de guerra ou a propaganda de guerra para fazerem ecoar as narrativas governamentais. Foi realizada uma análise quantitativa de conteúdo de quatro meios de comunicação nos EUA, abrangendo o espectro ideológico e de financiamento organizacional. A pesquisa também comparou artigos publicados em diferentes períodos de tempo. Os resultados sugerem que a maioria dos meios de comunicação promove propaganda de guerra ao atribuir a responsabilidade pelo conflito exclusivamente à Rússia, ignorando o contexto histórico relevante sobre a história da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), confiando excessivamente em fontes oficiais e retratando a intervenção dos EUA de forma acrítica e positiva. Os nossos resultados revelaram diferenças significativas entre os meios de comunicação tradicionais e alternativos, em termos de propaganda de guerra, e consistência entre ideologias editoriais e períodos de tempo. Esta análise contribui para os campos académicos de estudo sobre propaganda de guerra, normas jornalísticas e gestão e economia dos meios de comunicação.
The US government has positioned itself as a leading force against the 2022 Russian invasion of Ukraine, which some consider a proxy-war between the US and Russia. As in all wars, the media play a critical function in the framing of the conflict and informing the public. Both are highly impacted by whether media outlets engage in war journalism or war propaganda that echoes government narratives. A quantitative content analysis of four media outlets in the US spanning the ideological and organizational financing spectrum were analyzed. The research also compared articles published at differing time periods. The results suggest that most media promote war propaganda by attributing responsibility for the war solely on Russia, ignoring relevant historical context about the history of the North Atlantic Treaty Organization (NATO), overly relying on official sources, and portraying US involvement uncritically positive. Our findings found significant differences between mainstream and alternative media in terms of war propaganda and consistency across editorial ideologies and time periods. The study contributes to the academic fields of study surrounding war propaganda, journalistic norms, and media management and economics.

Description

Keywords

War journalism War propaganda Agenda-setting Framing Russia-Ukraine war Ukraine Russia U.S.A. Jornalismo de guerra Propaganda de guerra Definição da agenda Enquadramento Guerra Rússia-Ucrânia Ucrânia Rússia EUA

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue