Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Diferenças no acordo entre informadores na avaliação de sintomas psicopatológicos em função do nível de realização académica em estudantes portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201759187.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo insere-se no projeto de investigação da aferição nacional do conjunto de provas da bateria ASEBA para avaliação de crianças em idade escolar (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Sousa Lima, Machado & Gonçalves, 2014) e teve como objetivo principal avaliar as diferenças no acordo entre informadores na avaliação de sintomas psicopatológicos em função do nível de realização académica em estudantes portugueses. O método de amostragem utilizado foi a amostragem aleatória estratificada (por região, tipo de ensino, ano de escolaridade e sexo) sendo composta por 1510 alunos do 2º ciclo de escolaridade ao Ensino Secundário. Foram utilizados os três instrumentos do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa: CBCL, YSR e TRF. Os resultados sugerem que entre pais e professores o acordo é maior na RA alta do que na RA baixa e que entre jovens e professores há diferenças significativas em relação ao total de problemas sendo que o acordo entre jovens e professores é maior na RA baixa do que na RA média e aos PI, sendo que o acordo entre jovens e professores é maior na RA média do que na RA baixa. Por último, os resultados obtidos espelham um elevado grau de concordância entre pais e jovens face aos sintomas psicopatológicos em função da RA e não parece haver diferenças significativas no mesmo. Este resultado salienta o grau de concordância entre pais e filhos nos diferentes níveis de RA uma vez que é possível inferir que o nível de RA não influencia a perspetiva dos pais e dos filhos quanto à sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos à luz da revisão da literatura.
The present study is part of the research project of the national assessment of the ASEBA battery test for the evaluation of schoolchildren (Achenbach, Rescorla, Dias, Ramalho, Sousa Lima, Machado & Gonçalves, 2014) and aims to evaluate the differences in the agreement between informants in the evaluation of psychopathological symptoms according to the level of academic achievement in Portuguese students. It was used a stratified random sampling (by region, type of education, year of schooling and sex) of 1510 students attending distinct levels of schooling from the Elementary School to High School Education. Moreover, there were used the three instruments of the ASEBA battery set validated for the Portuguese population: CBCL, YSR and TRF. The results suggest that agreement between parents and teachers is higher in high RA than in low RA, and that among young people and teachers there are significant differences in relation to total problems, and the agreement between young people and teachers is higher in low RA than in the average RA and PI, and the agreement between youngsters and teachers is higher in the average RA than in the low RA. Finally, the results obtained reflect a high degree of agreement between parents and youngsters regarding the psychopathological symptoms as a function of RA, and there do not seem to be significant differences in the same. This result highlights the degree of agreement between parents and children in the distinct levels of RA, since it is possible to infer that the level of RA does not influence parents' and children's perspective on the psychopathological symptomatology. The results are discussed considering the literature review.

Description

Keywords

Acordo entre informadores Realização académica Sintomatologia psicopatologia Bateria ASEBA Estudantes da população portuguesa Agreement between informants Academic achievement Psychopathological symptomatology ASEBA battery Portuguese students

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue