Publication
O conhecimento epistémico docente: reflexão autobiográfica
dc.contributor.author | Carneiro, Alexandra Maria Pereira | |
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T10:19:03Z | |
dc.date.available | 2023-07-26T10:19:03Z | |
dc.date.issued | 2023-07 | |
dc.description.abstract | Do desafio da investigação sobre o conhecimento dos professores emerge a necessidade do autoconhecimento como forma de recuperar a identidade e a intencionalidade pedagógica: reconhecer o que pensamos, acreditamos e, sobretudo, o que sabemos profissionalmente (Fenstermacher, 1994). Do conhecimento epistémico (quer científico, quer pedagógico), assim como da experiência prática, resulta o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, quando apoiado em momentos de reflexão e de trabalho colaborativo e ainda em aprendizagem e formação contínua. Tomando como objeto o próprio percurso de investigação e usando o estudo autobiográfico como instrumento de aprendizagem e construção do próprio investigador (Abrahão, 2003), parte-se da questão de Kelchtermans (2017), "Porque é que os professores estão a fazer o que estão a fazer da forma como estão a fazer?" para abordar a complexidade do conceito de conhecimento epistémico docente. Narra-se o percurso marcado pelas incertezas mas também pela procura da autocompreensão e consciência de si mesmo na docência. A deslocação entre os tempos da narrativa - passado e presente – lança novas questões em direção ao futuro, já que o investigador-narrador toma consciência das transformações durante o seu exercício profissional. Conclui-se que a reflexão e o registo autobiográfico constituem processos de formação docente relevantes por favorecerem a metacognição da ação docente, servindo de referência metodológica para o trabalho curricular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/41909 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento epistémico | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem autobiográfica | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento profissional docente | pt_PT |
dc.title | O conhecimento epistémico docente: reflexão autobiográfica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | 5th International Seminar - Education, Territories and Human Development | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |