Repository logo
 
Publication

As lições dos alunos : o futuro da educação antecipado por vozes de crianças e jovens

dc.contributor.authorAmorim, José Pedro
dc.contributor.authorAzevedo, Joaquim
dc.date.accessioned2018-06-25T17:16:56Z
dc.date.available2018-06-25T17:16:56Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEmbora sejam os alunos que melhor podem falar-nos sobre a sua experiência na escola, nem sempre as suas vozes são ouvidas e consideradas quando se trata de pensar na melhoria das escolas e da educação. Neste texto, apresentamos e analisamos, por um lado, as “vozes” de crianças do pré-escolar, que recolhemos através de trabalhos, cartazes e desenhos em grupo e individuais; por outro lado, as vozes de alunos do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico que recolhemos em entrevistas de grupo, não estruturadas. A todos pedimos as suas ideias relativamente ao futuro da educação. Os resultados podem ser surpreendentes, pela qualidade da reflexão e pela capacidade de análise, mas também porque permitem refletir –num exercício que poderá ser útil para todos os atores sociais envolvidos pela dinâmica escolar –sobre a vida das escolas em muitas das suas facetas: os professores e a atividade pedagógica, as aulas e as visitas de estudo, a oferta educativa, os espaços educativos e os recursos, a organização da atividade escolar. Em síntese, dir-se-ia que só com os alunos, numa narrativa dialogada e construída em conjunto, será possível reforçar aquilo que as escolas têm de melhor e pensar alternativas a processos escolares que são já ineficazes.
dc.description.abstractStudents are who can better tell us about their own experience at school. However, their voices are not always heard and considered when it comes to thinking about improving schools and education. In this text, we present and analyse, on the one hand, the “voices” of kindergarten children, collected through group and individual works, posters and drawings; on the other hand, the voices of students in the second and third cycles of basic education (up to 6th and 9th schooling years, respectively), collected in unstructured group interviews. We asked all of them for their ideas about the future of education. The results may be surprising, given the quality of the reflection and acuity of the analysis, but also because they allow reflect – an exercise that can be useful to all social actors involved in and by the school dynamics – about the life of schools in many of its facets: teachers and pedagogical activity, classes and study visits, educational provision, educational spaces and resources, organization of school activity. In summary, we would say that only with students, and by the way of a dialogued and built together narrative, it is possible to enhance the strengths of the schools and think about alternatives to school processes that have proven to be ineffective.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAmorim, J., & Azevedo, J. (2017). As lições dos alunos: o futuro da educação antecipado por vozes de crianças e jovens. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 61-97.pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2017.3434
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25094
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationADULT LITERACY TEACHER TRAINING AND ADULT LITERACY TEACHER QUALITY: LEARNING WITH THE CASES OF ENGLAND AND PORTUGAL
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectVozes dos alunospt_PT
dc.subjectParticipação de estudantespt_PT
dc.subjectMelhoria da escolapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectJuventudept_PT
dc.subjectStudent voice
dc.subjectStudent participation
dc.subjectSchool improvement
dc.subjectChildhood
dc.subjectYouth
dc.titleAs lições dos alunos : o futuro da educação antecipado por vozes de crianças e jovenspt_PT
dc.title.alternativeLessons of the students : the future of education as anticipated by the voices of children and young peoplept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleADULT LITERACY TEACHER TRAINING AND ADULT LITERACY TEACHER QUALITY: LEARNING WITH THE CASES OF ENGLAND AND PORTUGAL
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBPD%2F96307%2F2013/PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.issue17
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameAmorim
person.familyNameAzevedo
person.givenNameJosé Pedro
person.givenNameJoaquim
person.identifierR-001-GSK
person.identifier.ciencia-idF618-CFE3-B81E
person.identifier.ciencia-id1F11-FCFE-95E2
person.identifier.orcid0000-0002-5576-1312
person.identifier.orcid0000-0002-4986-7153
person.identifier.scopus-author-id56667135000
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa06f3cfd-503f-4efd-bc0f-1c7e8a14b9a6
relation.isAuthorOfPublication9799aa8e-cbdc-446f-b12d-e1e0874b59ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9799aa8e-cbdc-446f-b12d-e1e0874b59ee
relation.isProjectOfPublication4399ed0e-bd2d-4464-be07-2e5f9ad1fdc6
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4399ed0e-bd2d-4464-be07-2e5f9ad1fdc6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
40990257.pdf
Size:
714.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format