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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Academic research has showed that social media have considerably shaped the perception
of our own physical and intimate characteristics. Over the last years, communication
agencies and celebrities have taken up the role of “influencers”, trying to dictate the patterns
of beauty standards and acceptable body features to the online society. Together with the
rise of advertising’s influential power, especially on Instagram, new social scenarios
emerged. These, in turn, have contributed to the development of new masculinity traits.
Agencies and content creators on such platforms, therefore, should be aware of the effects
they could have on their young public, whose self-evaluation is still malleable. Although
most of the actual research is conducted on young women, research on boys of the same age
seems to derive interesting results.
This research addresses the degree of influence of Instagram body image type of content on
young men’s levels of self-esteem in Italy, but it also proposes to be an analysis of how
advertisers and agencies make use of gender differences to come up with different content
on the platform. The study employs different methods of research: quantitative surveys to
male participants (N= 204, Italian adolescents between 16 and 23 years old) and questions
to Instagram content producers primarily using the body as their communication mean to
understand their role in the formation of certain behaviors.
In this dissertation it was concluded that Italian adolescent men’s exposure to body image
content does not contribute to major changes in their self-esteem, contrary to the female
counterpart. However, when approaching themes such as visual adjustments on Instagram,
both content creators and the users of the platform validate the hypothesis of a perceivable
correlation between the alteration of body features on the platform and a diminishing selfconfidence.
A investigação académica revelou que as redes sociais determinaram consideravelmente a percepção das nossas próprias características físicas e íntimas. Nos últimos anos, agências de comunicação e celebridades assumiram o papel de "influencer", tentando ditar os padrões de beleza e características corporais aceitáveis à sociedade online. Com o aumento do poder de influência da publicidade, especialmente no Instagram, surgiram novos cenários sociais. Estes contribuíram ao desenvolvimento de novos traços da masculinidade. As agências e os criadores de conteúdos em tais plataformas devem, portanto, estar conscientes dos efeitos que poderiam ter no seu público jovem, cuja auto-avaliação ainda é maleável. Embora a maior parte da investigação propriamente dita seja realizada sobre mulheres, a investigação sobre rapazes da mesma idade parece obter resultados interessantes. Esta investigação aborda o grau de influência do tipo de conteúdo de imagem corporal Instagram nos níveis de auto-estima dos homens jovens em Itália, mas também propõe ser uma análise de como os anunciantes e as agências fazem uso das diferenças de género para apresentar diferentes conteúdos na plataforma. O estudo emprega diferentes métodos de investigação: pesquisas quantitativas para participantes masculinos (N=204, adolescentes italianos entre os 16 e 23 anos) e perguntas aos produtores de conteúdos Instagram, utilizando principalmente o corpo como meio de comunicação para compreender o seu papel na formação de certos comportamentos. Nesta dissertação concluiu-se que a exposição dos homens adolescentes italianos ao conteúdo de imagem corporal não contribui para grandes mudanças na sua auto-estima, ao contrário do que acontece com o homólogo feminino. Contudo, ao abordar temas como os ajustamentos visuais na Instagram, tanto os criadores de conteúdos como os utilizadores da plataforma validam a hipótese de uma correlação perceptível entre a alteração das características corporais na plataforma e uma diminuição da auto-confiança.
A investigação académica revelou que as redes sociais determinaram consideravelmente a percepção das nossas próprias características físicas e íntimas. Nos últimos anos, agências de comunicação e celebridades assumiram o papel de "influencer", tentando ditar os padrões de beleza e características corporais aceitáveis à sociedade online. Com o aumento do poder de influência da publicidade, especialmente no Instagram, surgiram novos cenários sociais. Estes contribuíram ao desenvolvimento de novos traços da masculinidade. As agências e os criadores de conteúdos em tais plataformas devem, portanto, estar conscientes dos efeitos que poderiam ter no seu público jovem, cuja auto-avaliação ainda é maleável. Embora a maior parte da investigação propriamente dita seja realizada sobre mulheres, a investigação sobre rapazes da mesma idade parece obter resultados interessantes. Esta investigação aborda o grau de influência do tipo de conteúdo de imagem corporal Instagram nos níveis de auto-estima dos homens jovens em Itália, mas também propõe ser uma análise de como os anunciantes e as agências fazem uso das diferenças de género para apresentar diferentes conteúdos na plataforma. O estudo emprega diferentes métodos de investigação: pesquisas quantitativas para participantes masculinos (N=204, adolescentes italianos entre os 16 e 23 anos) e perguntas aos produtores de conteúdos Instagram, utilizando principalmente o corpo como meio de comunicação para compreender o seu papel na formação de certos comportamentos. Nesta dissertação concluiu-se que a exposição dos homens adolescentes italianos ao conteúdo de imagem corporal não contribui para grandes mudanças na sua auto-estima, ao contrário do que acontece com o homólogo feminino. Contudo, ao abordar temas como os ajustamentos visuais na Instagram, tanto os criadores de conteúdos como os utilizadores da plataforma validam a hipótese de uma correlação perceptível entre a alteração das características corporais na plataforma e uma diminuição da auto-confiança.
Description
Keywords
Self-esteem Instagram Masculinity Genders Body image Auto-estima Masculinidade Género Imagem corporal