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Competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica : contributos de um percurso

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Abstract(s)

Os contextos de prática clínica são por excelência locais onde o Enfermeiro mobiliza, integra e combina saberes múltiplos e heterogéneos. Esta capacidade permite o desenvolvimento de um conjunto de competências, que no caso dos Enfermeiros Especialistas se organizam em quatro domínios comuns: i) responsabilidade profissional, ética e legal; ii) melhoria contínua da qualidade; iii) gestão dos cuidados e iv) desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Foram estes domínios que orientaram a apreciação crítico reflexiva realizada sobre as experiências de aprendizagem desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos, realizados no Serviço de Urgência e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um Centro Hospitalar do Norte de Portugal, e que serviram de base para a construção do presente Relatório, que surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório, inserida no 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, pela Universidade Católica Portuguesa. A elaboração deste relatório tem como objetivos apresentar o percurso de desenvolvimento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como o reconhecimento de competências na área da Enfermagem do Pré-Hospitalar, através do enquadramento concetual da competência profissional do Enfermeiro Especialista, da análise reflexiva das aprendizagens desenvolvidas em ensino clínico e por último a evidência do reconhecimento de competências na área da Enfermagem do Pré-Hospitalar. Para isso, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à análise crítico reflexiva do percurso formativo realizado em ambos os contextos de estágio. Concluído o percurso, consideras e que a análise reflexiva das atividades desenvolvidas em ensino clínico irão permitir, no futuro, tomadas de decisão próximas do nível de perícia exigido ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
The clinical practice settings are by excellence places where the nurse mobilizes, integrates and combines multiple and heterogeneous knowledge. This ability enables the development a set of skills, which in case of clinical nurse specialists, are structured in four common domains: (i) professional, ethical and legal responsibility; (ii) continuous quality improvement; (iii) healthcare management and (iv) professional learning development. These were the domains that guided the critical and reflexive appraisal on the learning experiences developed during the traineeships, carried out in the Emergency Department and Intensive Care Polyvalent Unit of a Hospital in Northern Portugal, which served as basis for the creation of this report, which falls within the scope of the Curriculum Unit – Final Stage and Report, included in the 13th Master's Course in Nursing with a Specialization in Medical Surgical Nursing from the Critical Care Nursing field, at Universidade Católica Portuguesa. The objectives of this report are to present the skills development pathway of the clinical nurse specialists in Medical Surgical Nursing, as well the recognition of competencies in the area of Pre-Hospital Nursing, through the conceptual framing of the professional expertise of clinical nurse specialist, the reflexive analysis of the learnings developed on the training grounds and, finally, the evidence of competencies recognition in Pre-Hospital Nursing. In this regard, I resorted to bibliographic research and critical reflexive analysis of the formative journey undertaken in both training contexts. Having completed the journey, I consider that the reflexive analysis of the activities developed on the training grounds will allow future decision making close to the level of expertise that is required of the Clinical Nurse Specialist in Medical Surgical Nursing from the Critical Care Nursing field.

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Competência Enfermeiro especialista Qualidade Formação Clinical competency Clinical nurse specialist Quality Training

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