Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.48 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
“Innovation distinguishes between a leader and a follower” – Steve Jobs
This quote of Apple, Inc’s founder can resonate on the head of any person who is interested in pursuing success. Innovation pushes the world forward and ultimately will be difference between winners and losers, leaders and followers. This is specially applied in the business environment. The companies who are able to innovate and bring something new to the table will be the ones who will prevail and in the long run be known by all.
This paper aims to build upon existing studies on innovation and frameworks that can assess the maturity stage of a company’s innovation dimensions. It aims also to customize and better adapt such frameworks to the unique and singular Portuguese business environment. In a time where innovation and entrepreneurship seem to be growing in this country, this thesis attempts to continue the momentum and add to the already done research on this area.
As a result, the framework will encompass 4 core dimensions: Culture, Innovation Processes, Organizational Support and Commercialization. With an assessment of these dimensions, an assessment of the maturity stage of a company can be made and inserted in a 5-level classification.
This thesis reflects the development of an Innovation Maturity Assessment Framework customized to Beta-i insights and expertise with a high relevance to Portuguese companies.
“Inovação distingue um líder de um seguidor” – Steve Jobs Esta citação do fundador da Apple, Inc. pode ficar na cabeça de qualquer pessoa que ambicione ser bem sucedido. A Inovação impulsiona o mundo para adiante e no final será o que diferencia os vencedores dos vencidos, os líderes dos seguidores. Isto aplica-se especialmente no ambiente empresarial. As empresas que conseguem inovar e trazer algo de novo para a mesa serão aquelas que prevalecerão e, a longo prazo, as que serão conhecidas por todos. Este artigo basear-se-á em estudos já existentes na área da inovação e em frameworks que conseguem avaliar a maturidade de inovação das várias dimensões de uma empresa. Tem também como objetivo customizar e adaptar tais frameworks ao ímpar e singular ambiente empresarial Português. Numa altura onde inovação e empreendedorismo aparentam estar em crescimento neste país, esta tese ambiciona aproveitar esse crescimento e adicionar algo à pesquisa já efetuada nesta área. Como resultado, o framework incluirá 4 dimensões nucleares: Cultura, Processos de inovação, Suporte organizacional e Comercialização. Com uma avaliação destas dimensões, uma posterior classificação do estado de maturidade de uma empresa pode ser feita e inserida numa categorização de 5 níveis. Esta tese retrata o desenvolvimento de um framework de avaliação da maturidade de inovação customizado ao conhecimento especializado da Beta-i, sendo de uma especial pertinência para empresas portuguesas.
“Inovação distingue um líder de um seguidor” – Steve Jobs Esta citação do fundador da Apple, Inc. pode ficar na cabeça de qualquer pessoa que ambicione ser bem sucedido. A Inovação impulsiona o mundo para adiante e no final será o que diferencia os vencedores dos vencidos, os líderes dos seguidores. Isto aplica-se especialmente no ambiente empresarial. As empresas que conseguem inovar e trazer algo de novo para a mesa serão aquelas que prevalecerão e, a longo prazo, as que serão conhecidas por todos. Este artigo basear-se-á em estudos já existentes na área da inovação e em frameworks que conseguem avaliar a maturidade de inovação das várias dimensões de uma empresa. Tem também como objetivo customizar e adaptar tais frameworks ao ímpar e singular ambiente empresarial Português. Numa altura onde inovação e empreendedorismo aparentam estar em crescimento neste país, esta tese ambiciona aproveitar esse crescimento e adicionar algo à pesquisa já efetuada nesta área. Como resultado, o framework incluirá 4 dimensões nucleares: Cultura, Processos de inovação, Suporte organizacional e Comercialização. Com uma avaliação destas dimensões, uma posterior classificação do estado de maturidade de uma empresa pode ser feita e inserida numa categorização de 5 níveis. Esta tese retrata o desenvolvimento de um framework de avaliação da maturidade de inovação customizado ao conhecimento especializado da Beta-i, sendo de uma especial pertinência para empresas portuguesas.
Description
Keywords
Innovation Innovation maturity Culture Innovation processes Organizational support Commercialization Inovação Maturidade de inovação Cultura Processos de inovação Suporte organizacional Comercialização