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A formação interdisciplinar como objeto de trabalho na prestação de cuidados de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre | |
dc.contributor.author | Pereira, Jéssica Isabel Mestre | |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T14:33:37Z | |
dc.date.available | 2024-04-23T14:33:37Z | |
dc.date.issued | 2022-11-28 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.description.abstract | Com o desenvolvimento da nossa sociedade atual é exigido aos enfermeiros uma aprendizagem cada vez mais contínua e uma prestação de cuidados de excelência que instigam a necessidade de adaptação de comportamentos que promovam uma maior segurança aos profissionais e às pessoas cuidadas, que respondam às necessidades identificadas e que permitam a criação de estratégias que possam, de certa forma, colmatar dificuldades encontradas. Como tal, é esperada uma atualização de novos conhecimentos, ao longo da prática profissional de cada enfermeiro, que visem dar resposta às principais necessidades evidenciadas pelas pessoas cuidadas. Porém, esta excelência é muitas vezes posta em causa quando se trata de refletir criticamente sobre as práticas adotadas. O presente Relatório surge no âmbito da Unidade Curricular - “Estágio Final e Relatório” - do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, e tem como principal objetivo a descrição e análise crítica de todo o processo de ensino-aprendizagem durante o estágio em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, que decorreu no período de 06 de setembro a 18 de dezembro de 2021. Em seguimento do Estágio realizado, este Relatório, que tem por base uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, tem como principal objetivo, para além de ser um elemento de avaliação da Unidade Curricular, espelhar todo o percurso de desenvolvimento e aquisição das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este processo concretiza-se a partir da definição, inicial, de objetivos específicos e atividades a desenvolver, bem como de indicadores de resultados subjacentes a cada um deles, seguindo-se de uma análise crítico-reflexiva relativamente às oportunidades e experiências vivenciadas, com base em fundamentação científica, com vista ao desenvolvimento de competências inerentes à prática do Enfermeiro Especialista. Como tema transversal ao meu Relatório de Estágio e toda a experiência profissional e formativa desenvolvida até então, elaborei um protocolo de revisão scoping intitulado “A importância da Formação Interdisciplinar como objeto de trabalho na prestação de Cuidados de Enfermagem Especializada à Pessoa em Situação Crítica”. A formação interdisciplinar procura contribuir para uma melhoria significativa da qualidade dos cuidados de saúde prestados, nomeadamente no que diz respeito à segurança e satisfação dos doentes, assim como à eficiência das intervenções de enfermagem implementadas sendo entendida como um método essencial que permite identificar e responder a necessidades específicas dos profissionais e das pessoas cuidadas, agindo em prol de um objetivo comum. | pt_PT |
dc.description.abstract | With the development of our current society, nurses are required to learn continuously and provide excellent care that encourages the need to adapt behaviors that promote greater safety for professionals and people cared for, corresponding to the needs identify allowing the creation of strategies that can, in a way, overcome the difficulties encountered. Is expected an update of new knowledge throughout the professional practice of each nurse aimed at responding to the main needs highlighted by the people being cared for. However this excellence is often called into question when it comes to critically reflecting on the practices adopted. This Report comes within the scope of the Curricular Unit - "Final Internship and Report" - of the Master's Degree Course in Nursing with Specialization in Medical Surgical Nursing, in the Specialization Area in Nursing for Persons in Critical Situation of the Science Institute of the Health of the Portuguese Catholic University of Lisbon and its main objective is the description and critical analysis of the entire teaching-learning process during the internship in the context of the Intensive Care Unit, which took place from September 6th to December 18th of 2021. Following the Internship carried out, this Report, which is based on a descriptive, analytical and critical-reflective methodology. The main goal in addition to being an element of evaluation of the Curricular Unit is to reflect the entire path of development and acquisition of competences. of the Specialist Nurse in Medical Surgical Nursing, in the Specialization Area in Nursing for Persons in Critical Situation. This process starts with an initial definition of specific objectives and activities to be developed and the result indicators related with each of them. After that I realize a critical-reflective analysis regarding the opportunities and lived experiences, based on scientific grounds, with a view to developing skills inherent in the practice of Specialist Nurses. As a related theme to my Internship Report and all the professional and training experience developed so far I made a scoping review protocol named "The importance of Interdisciplinary Training as a work object in the provision of Specialized Nursing Care for Persons in Critical Situation”. Interdisciplinary training seeks to contribute to a significant improvement in the quality of healthcare provided, particularly with regard to patient safety and satisfaction, as well as the efficiency of implemented nursing interventions, being understood as an essential method to identify and explain the specific needs of professionals and people cared for acting towards a common goal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203483383 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44763 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Doente crítico | pt_PT |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Formação interdisciplinar | pt_PT |
dc.subject | Specialist nurse | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.subject | Critical patient | pt_PT |
dc.subject | Nursing care | pt_PT |
dc.subject | Interprofessional education | pt_PT |
dc.title | A formação interdisciplinar como objeto de trabalho na prestação de cuidados de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica | pt_PT |
dc.title.alternative | Interdisciplinary training as an object of work in the provision of specialized nursing care to person in critical situation | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |