Publication
A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Paulo Jorge Ferreira | |
dc.contributor.author | Faria, Diogo Manuel Campos de | |
dc.date.accessioned | 2015-05-19T08:09:21Z | |
dc.date.available | 2015-05-19T08:09:21Z | |
dc.date.issued | 2015-03-06 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo. | por |
dc.description.abstract | The core goal of this work was to evaluate the effect of teacher’s self-efficacy strategies and creativity in the Music Initiation students’ self-efficacy and in their results. To obtain data, we prepared a study with 52 students of the 4th year classes of Pedome’s School Grouping, Vila Nova de Famalicão. The study was divided in three moments: in the first moment were assessed the self-efficacy believes through a questionnaire; in a second moment was made a lesson using the teacher’s creativity, and again was measured the self-efficacy levels and pupils answered a theoretical/practice test; in the third moment it was added teacher’s self-efficacy strategies and was made the same evaluation of the last moment. The results show a positive correlation between the students’ self-efficacy and their results; and also that better self-efficacy scores and higher grades were achieved in the study’s conclusion. | por |
dc.identifier.tid | 201488469 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/17651 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Autoeficácia | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Iniciação musical | por |
dc.subject | Self-efficacy | por |
dc.subject | Creativity | por |
dc.subject | Music initiation | por |
dc.title | A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música |