Repository logo
 
Publication

A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorLopes, Paulo Jorge Ferreira
dc.contributor.authorFaria, Diogo Manuel Campos de
dc.date.accessioned2015-05-19T08:09:21Z
dc.date.available2015-05-19T08:09:21Z
dc.date.issued2015-03-06
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo.por
dc.description.abstractThe core goal of this work was to evaluate the effect of teacher’s self-efficacy strategies and creativity in the Music Initiation students’ self-efficacy and in their results. To obtain data, we prepared a study with 52 students of the 4th year classes of Pedome’s School Grouping, Vila Nova de Famalicão. The study was divided in three moments: in the first moment were assessed the self-efficacy believes through a questionnaire; in a second moment was made a lesson using the teacher’s creativity, and again was measured the self-efficacy levels and pupils answered a theoretical/practice test; in the third moment it was added teacher’s self-efficacy strategies and was made the same evaluation of the last moment. The results show a positive correlation between the students’ self-efficacy and their results; and also that better self-efficacy scores and higher grades were achieved in the study’s conclusion.por
dc.identifier.tid201488469
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17651
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectIniciação musicalpor
dc.subjectSelf-efficacypor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectMusic initiationpor
dc.titleA influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musicalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201488469.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: