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A esperança no cuidado de enfermagem especializado junto do adolescente

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Abstract(s)

O presente relatório pretende realizar uma análise retrospetiva relativa ao percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, em torno de um tema central que se prende com o promover da esperança no adolescente em contexto de cuidados de enfermagem, com enfoque na comunicação enquanto instrumento terapêutico. Tem por base um enquadramento conceptual, à luz dos pressupostos e princípios de intervenção de duas conceções teóricas, a Ciência do Cuidado Unitário e o Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança. Com o objetivo de mapear a evidência científica existente relativa à temática em questão, foi elaborada uma scoping review, que detém como tema central a esperança no adolescente em contexto de cuidados de enfermagem. Esta scoping review deteve especial importância ao longo de todo o percurso, na medida em que os seus resultados se assumiram como a base científica para a fundamentação da evidência em contexto da prestação de cuidados. Dos principais resultados, destaca-se o dinamismo associado ao conceito de esperança do adolescente, levando à necessidade constante da sua promoção e manutenção, bem como a influência de fatores intrínsecos e extrínsecos. O enfermeiro, em virtude do contacto prolongado e da relação que estabelece com o adolescente, pode ser facilitador da esperança do mesmo, devendo recorrer à comunicação como instrumento terapêutico. A metodologia de trabalho projeto regeu todos os contextos, pelo que identifiquei como objetivo geral, de todo o percurso, Adquirir e desenvolver competências científicas, técnicas, éticas e relacionais de Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, no cuidado de enfermagem à criança e/ou adolescente e família, com enfoque na comunicação promotora de esperança. Das atividades desenvolvidas destaco a realização de uma reflexão acerca da importância do uso de uma comunicação facilitadora/promotora de esperança no adolescente com excesso de peso/obesidade, resultando na construção de um possível guião de entrevista; a realização de sessões de focus group, com a consequente construção e divulgação de um infográfico; bem como a construção de uma proposta de manual para a criação de uma caixa de esperança.
This report aims to provide a retrospective analysis on the journey of skills acquisition and development as part of a Master's Degree in Nursing, with a specialization in Child Health and Paediatrics, focusing on a key issue that concerns the fostering of hope in adolescents while in nursing care, with a particular emphasis on communication as a therapeutic instrument. Based on a conceptual framework, guided by the assumptions and intervention principles of two theoretical perspectives, these being Unitary Caring Science and the Intervention Model in Hope Fostering Mutual Aid. In order to outline the existing scientific evidence on the topic, a scoping review was conducted on the key issue of hope in adolescents during nursing care. This scoping review was of utmost importance throughout the entire process, to the extent that its results became the scientific basis for the validation of evidence in the context of providing care. Among its main findings, we highlight the dynamic nature associated with the concept of adolescent hope, thus resulting in a constant need for its fostering and preservation, as well as the influence of intrinsic and extrinsic factors. Nurses, due to their extended contact with the adolescent patient and the relationships developed throughout said contact, can contribute to the adolescent's sense of hope, and should use communication as a therapeutic tool. The methodology applied to the project covered all contexts, hence I identified the following as the overall objective of the whole process: To acquire and develop scientific, technical, ethical, and interpersonal skills as a Nurse Specialist in Child Health and Paediatrics, regarding the nursing care provided to children and/or adolescents and their families, with a focus on hope-fostering communication. Among the activities carried out, I would like to highlight some analysis of the importance of using hope fostering communication with overweight/obese adolescents, which resulted in the creation of a possible interview script; focus group sessions, with the subsequent creation and circulation of a chart; as well as the creation of a proposed handbook concerning the creation of a hope box.

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Adolescente Esperança Cuidados de enfermagem Comunicação Adolescent Hope Nursing care Communication

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