Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O uso das tecnologias na gestão educacional no ensino superior : um estudo em uma instituição de ensino privada em São Luís-MA

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Liane Santos_Dissertação_Braga.pdf809.79 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Estamos vivendo a era da tecnologia, do acesso a informação, a comunicação coletiva, dentro destes pressupostos, as tecnologias de comunicação e de informação tornam-se ferramentas presentes e que colaboram para que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma dinâmica e colaborativa. A primeira hipótese de trabalho estabelecida para este estudo é a de que para que os profissionais da gestão educacional possam desempenhar com competência sua função, as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC podem ser usadas desenvolvendo e ampliando as funções administrativo-pedagógicas. E como segunda hipótese temos a de que o uso das tecnologias em ambiente educacional, favorecido pela gestão, contribui para o processo de democratização do ensino. A presente pesquisa tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o papel dos gestores escolares frente ao novo paradigma de educação configurado em função do crescente uso das TIC no meio escolar. Neste contexto, perguntamos quais os desafios enfrentados pelos gestores e a utilização das tecnologias no ambiente educacional e sobre as contribuições que tais tecnologias trazem ao processo de democratização do ensino? Este estudo foi realizado em uma faculdade privada brasileira, no estado do Maranhão, cidade de São Luís; com os gestores da Instituição. Para alcançar as respostas necessárias, adotou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, do tipo estudo de caso, e com um plano de coletas de dados, no qual foi utilizada a técnica da entrevista. A amostra correspondeu a 01 diretor e 4 coordenadores de curso de graduação, selecionados de forma aleatória. Tendo presente os resultados encontrados ao final, foi possível perceber que existe por parte dos gestores uma grande preocupação em relação à adesão dos discentes e docentes na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo educacional. Verificou-se que a gestão do ensino superior correlaciona-se ao processo de gerir a dinâmica do ensino superior como um todo e que por parte do diretor e dos coordenadores de curso entrevistados cada vez mais busca-se uma gestão comprometida com a pratica da qualidade do ensino, aprendizagem significativa e a descentralização para formação docente, superando limites e buscando soluções inovadoras comprometidas.
We are living the technology age, the information access, the collective communication. In these assumptions, the Technologies of communication and information become present tools and they help the process of learning and teaching and it occurs in a collaborative and dynamics way. The first job hypothesis established for this study is the for what the professionals from educational management can perform with competence their function, the Technologies of information and communication can be used, developing and extending the administrative and pedagogical functions. And as a second hypothesis, there is the use of techonologies in na educational environment, favored by management, contributes for the process of learning democratization. The recente search has a goal to presente a study about the role of the school managers front to the new education paradigma configured in function of the crescente use of the information and communicationtechnologies in the school environment. In this context, we ask what are the challenges faced by the managers and the use of Technologies in the educational environment and about the contributions theses Technologies bring to the process of learning democratization? This study was accomplished in a Brazilian private college, in the state of Maranhão, city of São Luís with the managers from the Institution. To reach the necessary answers, it was adopted na exploratory search, qualitative, kind of study of case and with a plan of data collect, which was used a technique of interview. The sample corresponded to 1 director and 4 coordinators from a graduation course, selected in na aleatory way. Having the results found at the end, it was possible to perceive there is a big concern by the managers in relation to the accession of the students and teachers on the use of the information and communication Technologies in the educational process. It was found the college learning management correlates to the process of managing the college learning dynamics as a whole and by the interviewed diretor and coordinators of the course, it sought a committed management with the learning quality practice, meaningful learning and the decentralization for the teacher training, overcvoming innovative solutions.

Description

Keywords

Gestão educacional Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Educational management Information and Communication Technologies Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue