Repository logo
 
Publication

O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional

dc.contributor.authorMorgado, Elsa Maria Gabriel
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido Fernandes da
dc.contributor.authorRodrigues, João Bartolomeu
dc.date.accessioned2021-08-13T09:21:45Z
dc.date.available2021-08-13T09:21:45Z
dc.date.issued2018-09-01
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to question and profoundly rethink the form and content of the inclusive approach in the field of supervision in pre-service teacher training and professional integration. In this study we used the Quantitative Methodology and a questionnaire survey (207 respondents) applied to trainees and teachers (university supervisors and cooperating teachers) in the region of Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. The results obtained showed that higher education institutions should restructure their curricula and promote awareness-raising and training about the inclusion of people with special needs in this context. It’s also clear that teachers (university supervisors or cooperating teachers) who observe, accompany and evaluate pre-service training should have specific training in the area of Inclusion and/or Special Needs Education or, alternatively, these teams should include an expert in these areas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-6248-2016-0048pt_PT
dc.identifier.issn1980-6248
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34536
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectInserção profissionalpt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectProfessional integrationpt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleO universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissionalpt_PT
dc.title.alternativeThe universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integrationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage516pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage492pt_PT
oaire.citation.titlePro-Posiçõespt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameLeonido
person.givenNameElsa
person.givenNameLevi
person.identifier.ciencia-idD018-8A4E-AD57
person.identifier.ciencia-id011A-B183-2865
person.identifier.orcid0000-0002-3653-7876
person.identifier.orcid0000-0001-6603-034X
person.identifier.ridAAF-8585-2019
person.identifier.scopus-author-id57194470474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35
relation.isAuthorOfPublication15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
0103-7307-pp-29-3-0492.pdf
Size:
741.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format