Publication
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
dc.contributor.author | Morgado, Elsa Maria Gabriel | |
dc.contributor.author | Silva, Levi Leonido Fernandes da | |
dc.contributor.author | Rodrigues, João Bartolomeu | |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T09:21:45Z | |
dc.date.available | 2021-08-13T09:21:45Z | |
dc.date.issued | 2018-09-01 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research aims to question and profoundly rethink the form and content of the inclusive approach in the field of supervision in pre-service teacher training and professional integration. In this study we used the Quantitative Methodology and a questionnaire survey (207 respondents) applied to trainees and teachers (university supervisors and cooperating teachers) in the region of Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. The results obtained showed that higher education institutions should restructure their curricula and promote awareness-raising and training about the inclusion of people with special needs in this context. It’s also clear that teachers (university supervisors or cooperating teachers) who observe, accompany and evaluate pre-service training should have specific training in the area of Inclusion and/or Special Needs Education or, alternatively, these teams should include an expert in these areas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/1980-6248-2016-0048 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1980-6248 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/34536 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Inserção profissional | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical supervision | pt_PT |
dc.subject | Professional integration | pt_PT |
dc.subject | Training | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.title | O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional | pt_PT |
dc.title.alternative | The universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integration | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 516 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 492 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pro-Posições | pt_PT |
oaire.citation.volume | 29 | pt_PT |
person.familyName | Morgado | |
person.familyName | Leonido | |
person.givenName | Elsa | |
person.givenName | Levi | |
person.identifier.ciencia-id | D018-8A4E-AD57 | |
person.identifier.ciencia-id | 011A-B183-2865 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3653-7876 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6603-034X | |
person.identifier.rid | AAF-8585-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57194470474 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35 | |
relation.isAuthorOfPublication | 15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 0103-7307-pp-29-3-0492.pdf
- Size:
- 741.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format