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Perceções face à relação profissional de saúde-utente : empatia na prática clínica, papel da tecnologia e satisfação do utente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFrancisco, Rita Mafalda Costa
dc.contributor.advisorNazaré, Ana Bárbara Vicente
dc.contributor.authorSerra, Inês Belo dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-23T10:56:08Z
dc.date.available2024-01-23T10:56:08Z
dc.date.issued2024-01-09
dc.date.submitted2023-11
dc.description.abstractA relação profissional de saúde-utente tem despertado cada vez mais interesse no meio académico e entre profissionais. No entanto, necessita, ainda, de ser estudada e mais bem definida, contemplando a evolução dos serviços de saúde, inclusive em termos tecnológicos. O presente estudo teve como objetivo principal explorar a perceção de profissionais de saúde e utentes quanto aos aspetos que favorecem o estabelecimento de uma relação empática entre os mesmos, os quais podem contribuir para aumentar a satisfação dos utentes com os serviços prestados pelos estabelecimentos de saúde. Além disso, procurou-se compreender a perceção, tanto de profissionais de saúde como de utentes, quanto à utilidade das tecnologias como auxiliares da relação profissional de saúde-utente. Foi utilizado um desenho de estudo transversal e qualitativo. Participaram 22 pessoas, sendo 11 utentes e 11 profissionais de saúde, tanto do sistema privado como do público, tendo sido utilizados métodos de amostragem por bola de neve e conveniência. Os principais temas identificados na análise temática das entrevistas foram: Relação profissional de saúde-utente, Dificuldades e Tecnologia. Entre os aspetos de maior relevância para os participantes no âmbito da relação, salientam-se os Princípios éticos, a Comunicação, a Confiança, a Disponibilidade, a Empatia e o Trabalho em equipa/Apoio multidisciplinar. Foram referidas Dificuldades de diversa ordem (e.g., Desgaste dos profissionais de saúde), centrando-se maioritariamente na carência de aspetos valorizados na relação profissional de saúde-utente. Relativamente à Tecnologia, os participantes reconhecem os seus benefícios para os cuidados de saúde, todavia salientam preocupações com potenciais prejuízos da aplicação das tecnologias para a relação profissional de saúde-utente. Os dados obtidos podem constituir um ponto de partida importante para intervenções focadas na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, assim como na promoção da satisfação dos utentes, ao estimularem a reflexão sobre a forma como utentes e profissionais portugueses avaliam as suas experiências a utilidade da tecnologia como auxiliar da relação profissional de saúde-utente.pt_PT
dc.description.abstractThe health professional-user relationship has aroused growing interest in academic circles and among professionals. However, it still needs to be studied and better defined, taking into account the evolution of health services, including in technological terms. The main aim of this study was to explore the perceptions of healthcare professionals and users regarding the aspects that favor the establishment of an empathic relationship between them, which can contribute to increasing user satisfaction with the services provided by healthcare establishments. In addition, we sought to understand the perception of health professionals and users about the usefulness of technologies as aids to the health professional-user relationship. A cross-sectional, qualitative study design was used. Twenty-two people took part, 11 users and 11 health professionals, from the private and public systems, using snowball and convenience sampling methods. The main themes identified in the thematic analysis of the interviews were: Health professional-user relationship, Difficulties and Technology. Ethical principles, Communication, Trust, Availability, Empathy and Teamwork/Multidisciplinary support were some of the most important aspects of the relationship for the participants. Difficulties of various kinds were mentioned (e.g. Wear and tear on health professionals), mostly focusing on the lack of valued aspects in the health professional-user relationship. With regard to Technology, the participants recognize its benefits for healthcare, but they are concerned about the potential harm that the application of technology can have on the health professional-user relationship. The data obtained may constitute an important starting point for interventions focused on improving the quality of healthcare in Portugal, as well as promoting user satisfaction, by stimulating reflection on how portuguese users and professionals evaluate their experiences of the usefulness of technology as an aid to the health professional-user relationship.pt_PT
dc.identifier.tid203476000pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43693
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectRelação profissional de saúde-utentept_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectAnálise qualitativapt_PT
dc.subjectHealthpt_PT
dc.subjectHealth professional-user relationshippt_PT
dc.subjectTecnologypt_PT
dc.subjectQualitative analysispt_PT
dc.titlePerceções face à relação profissional de saúde-utente : empatia na prática clínica, papel da tecnologia e satisfação do utentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Bem-Estar e Promoção da Saúdept_PT

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