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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Although unsupported by science, the so-called “superfoods” have find their way to catch
consumers attention. Nonetheless, limited research on how people truly feel towards this,
relatively new category of foods, as well as how they use social media in order to express their
attitudes towards them. Using a qualitative method of netnography, the aim of this study is to
provide empirical data on what and how feelings towards superfoods are being expressed on
social media. A theoretical basis of dietary and vitamin practices as well as uses and
gratifications theory have been applied. Results of the research show that consumer attitudes
vary between feelings of distrust, uncertainty and enthusiasm. Sources of distrust were found
mainly towards contemporary agricultural system and intentions of the healthy food industry. On
the other hand, consumers felt enthusiastic about educating themselves on the topic and about
health benefits, that superfoods could bring to their health. Uncertainty was expressed mainly
about consumption of superfoods and about using the term “superfood” itself. It was also
discovered, that attitudes of distrust and uncertainty can also overlap within a consumer and that
enthusiastic consumers could have a positive impact on uncertain consumers. Online users
turned to social media to seek and share information regarding superfoods.
Embora não suportado pela ciência, o então chamado “supercomidas” encontrou o seu caminho para chamar a atenção dos consumidores. Não desprezando ainda, a pesquisa limitada em como as pessoas realmente se sentem em relação a isto, relativamente a novas categorias de alimentos, mas também em como eles usam as redes sociais para expressar as opiniões em relação a tal. Usando um método qualitativo de netnografia, o objetivo deste estudo é dar informação em quê e como a influência das redes sociais tem nas “supercomidas”. A base teórica das práticas da vitamina e da dieta assim como teorias de gratificações também foram aplicadas. Resultados da pesquisa mostram que as opiniões do consumidor variam entre sentimentos de desconfiança, incerteza e entusiasmo. Fontes de desconfiança foram encontradas principalmente em relação a agricultura contemporânea. Por outro lado, os consumidores sentiram entusiasmo sobre ensinarem-se a eles mesmos sobre os benefícios saudáveis que as supercomidas podem trazer. A incerteza foi demonstrada principalmente no consumo das supercomidas e no facto desse termo ser usado. Também foi descoberto que as atitudes de desconfiança e incerteza podem variar entre os consumidores, e os consumidores entusiasmados podem ter um impacto nesses mesmos. Usuários online usam as redes sociais para procurarem e partilharem informação em relação as “supercomidas”.
Embora não suportado pela ciência, o então chamado “supercomidas” encontrou o seu caminho para chamar a atenção dos consumidores. Não desprezando ainda, a pesquisa limitada em como as pessoas realmente se sentem em relação a isto, relativamente a novas categorias de alimentos, mas também em como eles usam as redes sociais para expressar as opiniões em relação a tal. Usando um método qualitativo de netnografia, o objetivo deste estudo é dar informação em quê e como a influência das redes sociais tem nas “supercomidas”. A base teórica das práticas da vitamina e da dieta assim como teorias de gratificações também foram aplicadas. Resultados da pesquisa mostram que as opiniões do consumidor variam entre sentimentos de desconfiança, incerteza e entusiasmo. Fontes de desconfiança foram encontradas principalmente em relação a agricultura contemporânea. Por outro lado, os consumidores sentiram entusiasmo sobre ensinarem-se a eles mesmos sobre os benefícios saudáveis que as supercomidas podem trazer. A incerteza foi demonstrada principalmente no consumo das supercomidas e no facto desse termo ser usado. Também foi descoberto que as atitudes de desconfiança e incerteza podem variar entre os consumidores, e os consumidores entusiasmados podem ter um impacto nesses mesmos. Usuários online usam as redes sociais para procurarem e partilharem informação em relação as “supercomidas”.