Repository logo
 
Publication

A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superior

dc.contributor.authorCoelho, Sandra Lima
dc.contributor.authorAmador, Cláudia Carvalho
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Isabel
dc.date.accessioned2023-01-12T17:54:27Z
dc.date.available2023-01-12T17:54:27Z
dc.date.issued2022-10-04
dc.description.abstractNeste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia.pt_PT
dc.description.abstractThis paper draws on the confinement experiences of 43 young first-year undergraduate students of Economics and Management at Católica Porto Business School and examines the transition processes to adulthood and higher education during the pandemic and physical and social isolation. Biographical narratives written by the students revealed that the context of such transitions was profusely significant, mainly regarding rituals that mark entry into adulthood and higher education. Students found the lack of 18th birthday parties, prom and senior trips particularly distressing and saddening experiences. However, participants in the study are typically well-off young people leading comfortable material conditions and went through confinement without any material ordeal. That may explain why they identified the loss of leisure and recreational activities as the pandemic’s darkest side.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2975-8033
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39849
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTransiçõespt_PT
dc.subjectRituaispt_PT
dc.subjectConfinamentopt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectTransitionspt_PT
dc.subjectRitualspt_PT
dc.subjectLockdownpt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.titleA minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeMy lockdown experience: an analysis of biographical narratives of students in transition to adulthood and higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage33pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleCadernos IS-UPpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
06_Artigo_3_PDF_A.pdf
Size:
594.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: