Repository logo
 
Publication

Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez

dc.contributor.authorCecílio, Ana Isabel E.
dc.contributor.authorRodrigues, João B.
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido F.
dc.contributor.authorMorgado, Elsa M. G.
dc.date.accessioned2022-11-09T17:21:09Z
dc.date.available2022-11-09T17:21:09Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study was to identify methods and strategies that allow us to effectively teach deaf students. To this end, we sought to learn about materials and resources, through listening to teachers, their opinions and suggestions, throu gh semi structured interviews, as well as observation of classes, in different teaching cycles, and analysis of official documents considered relevant for the study, namely planning. As a complement to the research, the training needs of the interviewed te achers, in the area of special education in which they teach, were recognized for deaf students. This is a study of a qualitative nature, having chosen to study the particular case of a reference group in the north of Portugal. From the information collect ed we can conclude that the methodology is centered on bilingual teaching, using equally all forms of communication, including lip reading, body expression and the gestural alphabet. In turn, the strategies used focused on visual and bilingual resources, built by teachers, especially multimedia and interactive.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v15.nse1.65-74pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39285
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodos e estratégias de ensinopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEnsino de surdospt_PT
dc.subjectLíngua gestualpt_PT
dc.subjectTeaching methods and strategiespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectTeaching the deafpt_PT
dc.subjectSign languagept_PT
dc.titleTécnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdezpt_PT
dc.title.alternativeTechniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafnesspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage74pt_PT
oaire.citation.issuese1pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Journal of Education, Technology and Societypt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
986_Article_Text_4753_1_10_20220927.pdf
Size:
240.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: