Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
escolha, uso e gestão dos modos de entrada constitui uma componente crítica na estratégia de empresas internacionais que tem sido amplamente estudada ao nível do negócio internacional. Dentro dos modos de entrada, todavia, uma menor atenção tem sido dada aos modos de entrada como forma de acesso a mercados internacionais. Este estudo procura responder à questão de «como» internacionalizar, perspectivando o consórcio
como o modo mais exequível de entrada em determinados mercados por parte das empresas de construção. As razões que determinam a sua escolha têm a ver com aspectos respeitantes às especificidades dos projectos, dos
mercados e da empresa em causa. Na primeira parte deste estudo, é apresentada revisão de literatura relativamente a consórcios enquanto modo de entrada e instrumento de internacionalização utilizado pelas empresas de construção. Dali resulta uma matriz de análise que revela as motivações conducentes à sua escolha. Na segunda
parte, é exposto o estudo de caso do grupo Mota-Engil, como fonte potencial de informação que poderá contribuir para a compreensão do fenómeno em estudo noutros contextos. O caso permite corroborar as motivações encontradas
para a formação de consórcios. O estudo termina com um conjunto de contributos, limitações e sugestões para futuras investigações.
Description
Keywords
Consórcio Internacionalização Modos de Entrada Construção
Pedagogical Context
Citation
SILVA, Susana Costa e ; SOUSA, Maria João Guedes de - Consórcios internacionais de empresas de construção civil – o caso da Mota-Engil. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. ISSN 1645-4464 (PT) / 1677-2067 (BR). Vol. 8, N.º 2 (2009), p.51-63
Publisher
INDEG/ISCTE - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial