Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo exploratório da relação entre economia circular e economia da partilha : motivações dos clientes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201748037.pdf1.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O trabalho final de mestrado exposto apresenta como questão de investigação “Tendo em conta as preocupações sociais, económicas e ambientais inerentes à Economia Circular e Economia da Partilha, qual o impacto que estas características têm na escolha do consumidor?”. Sendo esta a linha orientadora de toda a dissertação, os objetivos definidos para resposta à questão proposta apoiam-se essencialmente na caraterização da Economia Circular e Economia da Partilha e na enumeração dos seus benefícios e relação entre elas. Finalmente, são abordadas as motivações dos seus clientes, ou seja, os motivos que os levam a usufruir de negócios de partilha. Com o intuito de responder à questão e aos objetivos, foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual é apresentado um panorama geral dos temas abordados. O tema Economia da Partilha evidencia essencialmente dois exemplos de negócios conhecidos: Uber e Airbnb. Sendo este um estudo exploratório e como complemento à revisão bibliográfica, foi realizado um questionário de forma a recolher dados primários que produzissem respostas relacionadas com os objetivos propostos previamente. De um modo geral, os objetivos propostos foram, depois de análise, respondidos, tendo sido concluído que as motivações dos clientes na utilização dos negócios da Economia da Partilha têm relação positiva com os benefícios que caracterizam a Economia Circular. Em particular, os fatores que mais influenciam a escolha do consumidor prendem-se com o custo do bem/serviço, o impacto na redução de desperdício e a reutilização de bens que não estão a ser utilizados no momento.
The final master's work aims to respond to the following research question "Given the social, economic and environmental concerns inherent in the Circular Economy and Sharing Economy, what impact do these characteristics have on consumer choice?", which is the guideline of the entire dissertation. The objectives defined are a way to respond to the question and they are essentially based on the characterization of the Circular Economy and Economy of Sharing, their respective benefits and relation between both, adding a focus on the motivations of the clients, that is, the reasons that lead them to take advantage of sharing business. In order to answer the question and the objectives, a bibliographical review was carried out, in which a general overview of the themes is presented, according to several authors that are important in the areas in analyse. The Sharing Economy topic essentially highlights two well-known business examples: Uber and Airbnb. As an exploratory study and as a complement to the bibliographic review, a questionnaire was conducted in order to collect primary data that produced answers related to the previously objectives defined. In general, the proposed objectives were, after analysis, answered and it was concluded that the motivations of the customers in the use of Sharing Economy Business have a positive relation with the benefits that characterize the Circular Economy, being the factors that most influence the choice of the individual the cost, the reduction of waste and the reuse of goods that are not being used at the time.

Description

Keywords

Economia circular Economia da partilha Clientes Motivações Circular economy Sharing economy Clients Motivations

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue