Repository logo
 
Publication

Avaliação das funções executivas de crianças nascidas prematuras moderadas atualmente em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Filipa
dc.contributor.authorCoelho, Carolina Vanessa Gomes
dc.date.accessioned2019-10-28T10:45:12Z
dc.date.available2019-10-28T10:45:12Z
dc.date.issued2018-07-15
dc.description.abstractO parto prematuro interrompe o complexo processo de estimulação multissensorial que permite o desenvolvimento cerebral do feto, o que pode traduzir-se em sequelas físicas, cognitivas, psicossociais e económicas que afetam, a curto e a longo prazo, as crianças, os pais e as comunidades mais próximas da criança. O cerne do presente estudo foi apurar a existência de défices nas funções executivas e avaliar o desenvolvimento socioemocional de crianças prematuras entre os 4 e os 6 anos de idade em relação aos pares de termo. Foram estudadas 30 crianças nascidas entre as 31 e as 33 semanas gestacionais e 31 crianças de termo, administrando o subteste Memória de Dígitos para avaliação da memória de trabalho verbal, o Tabuleiro de Corsi para avaliar a memória de trabalho não verbal, o The Shape School Test para avaliação do controlo inibitório verbal e da flexibilidade cognitiva verbal, e o Go/No-Go EYT para avaliar o controlo inibitório não verbal. Foram utilizados os Questionários de Capacidades e Dificuldades para pais e professores para analisar o desenvolvimento socioemocional. Os resultados obtidos indicam que as crianças ex-prematuras moderadas em idade pré-escolar apresentam um desempenho inferior na memória de trabalho verbal, na memória de trabalho não verbal, no controlo inibitório verbal e no controlo inibitório não verbal, bem como na flexibilidade cognitiva verbal. Ao nível do desenvolvimento socioemocional, os problemas de caráter emocional foram os mais significativos. Consequentemente, os nossos resultados sugerem não haver uma idade gestacional segura no âmbito da prematuridade, pelo que as funções executivas destas crianças devem ser avaliadas em idades precoces com a intervenção em vista, evitando, assim, que crianças nascidas prematuras entrem para o ensino primário em desvantagem em relação às aptidões dos seus colegas de termo.pt_PT
dc.description.abstractPreterm labor disrupts the complex process of multisensory stimulation that allows the brain development of the fetus, which can translate into physical, cognitive, psychosocial and economic sequelae that affect, in short and long term, children, parents and communities closer to the child. The main goal of the present study was to investigate deficits in the executive functions and socioemotional problems in preterm children between 4 and 6 years of age, in comparison with their pairs born after 37 gestational weeks. We studied 30 children born between 31 and 33 gestational weeks and 31 full-term children, with the Digit Span subtest to evaluate verbal working memory, Corsi Blocks to assess the non-verbal work memory, with The Shape School Test for evaluation of verbal inhibitory control and verbal cognitive flexibility and Go/No-Go EYT to evaluate non-verbal inhibitory control. The Capacities and Difficulties Questionnaires for parents and teachers were used to assess socioemotional development. The results indicate that preterm preschoolers show poorer performance in verbal working memory, non-verbal working memory, verbal inhibitory control and non-verbal inhibitory control, as well as in verbal cognitive flexibility. At the level of socioemotional development, emotional problems were the most significant. Consequently, our results indicate that there is no safe gestational age in the context of prematurity, so the executive functions of these children should be evaluated at an early age with the hypothesis of intervention, preventing children born prematurely from entering primary education in disadvantage with their term colleagues.pt_PT
dc.identifier.tid202288161pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28519
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrematuridade moderadapt_PT
dc.subjectMemória de trabalhopt_PT
dc.subjectControlo inibitóriopt_PT
dc.subjectFlexibilidade cognitivapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectModerate prematuritypt_PT
dc.subjectWorking memorypt_PT
dc.subjectInhibitory controlpt_PT
dc.subjectCognitive flexibilitypt_PT
dc.subjectEmotional developmentpt_PT
dc.titleAvaliação das funções executivas de crianças nascidas prematuras moderadas atualmente em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Neuropsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final Carolina Coelho.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: