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Advisor(s)
Abstract(s)
A associação de marcas (ou Co-branding) ocorre quando duas ou mais marcas
existentes são combinadas num mesmo produto, onde cada uma delas espera que o
nome da outra fortaleça a preferência pela marca ou tenha como resultado a obtenção de
um novo nicho de mercado. Cooperar para competir, nomeadamente através do Cobranding,
é uma estratégia de uso generalizado nos dias de hoje, pelo que importa
avaliar a sua utilidade em situações distintas.
O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar a valorização dada pelos consumidores
a azeites que associem (façam Co-branding de) uma ou mais marcas coletivas com
marcas comerciais ou de supermercado, com base nas utilidades multiatributo inerentes
aos resultados da experiência de escolha.
Com base nos resultados da experiência de escolha realizada, com recurso ao método
ACA (Adaptive Conjoint Analysis), verificamos que a associação de uma marca
coletiva - DOP ou Agricultura Biológica - a uma marca comercial ou do
supermercado/distribuidor reforça o seu valor, particularmente quando a marca coletiva
associada é a marca DOP, sendo essa utilidade média para o consumidor ainda maior
quando se associam ambas as marcas coletivas a uma das marcas comerciais ou de
distribuidor.
Description
Keywords
Co-branding Azeite Marcas Coletivas e Consumidor
Citation
RIBEIRO, Diana …[et al.] - Serão as marcas comerciais ou dos distribuidores mais valorizadas pelos consumidores ao se associarem a marcas coletivas de azeite?. In ESADR 2013, “Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global”, Évora, Portugal, 15-19 Outubro, 2013. - In CARVALHO, Maria Leonor da Silva ; HENRIQUES, Pedro Damião de Sousa ; NARCISO, Vanda (coords.) - Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global – Atas do ESADR 2013. Évora: Universidade de Évora, 2013. ISBN: 978-989-8550-19-4. p. 3495-3508