Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : a comunicação não verbal dentro da música de câmara

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201958791.pdf2.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório e projeto de intervenção foram elaborados no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica do Porto, durante o ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Basto, em Celorico de Basto, nas disciplinas de piano e coro. As aulas assistidas foram realizadas na disciplina de coro com duas turmas, do 7.º e 8.º anos de escolaridade. As aulas dadas individualmente, em vez, foram realizadas com os onze alunos da classe de piano e tiveram como principais objetivos fortalecer alguns aspetos essenciais da performance do piano, como o fraseado e a sensibilidade ao toque, mas também desenvolver a imaginação, a criatividade e o aproximar-se ao mundo musical dos alunos. Realizou-se, ainda, uma aula de música de câmara com um grupo de dois alunos de diferentes instrumentos (piano e violino). A Intervenção Pedagógica foi realizada no contexto de música de câmara, com três grupos de dois alunos de diferentes instrumentos e um grupo com dois alunos de piano. Esta teve como principias objetivos introduzir e promover a comunicação não verbal na música em conjunto. Através de novas linguagens e técnicas, como os gestos, a respiração ou o olhar, foi possível melhorar alguns aspetos da comunicação não verbal na performance dos alunos. Os resultados obtidos através de gravações antes e após a intervenção, demonstraram uma pequena evolução nos alunos, em diversos aspetos. Foi, ainda, possível observar uma maior sensibilização por parte dos alunos para a importância da comunicação não verbal para a sua performance e para sua formação enquanto músicos.
The following report and intervention project have been elaborated during the Professional Internship conducted in 2016/2017 as part of the Master of Music Education in the Catholic University of Porto and in the Academy of Music of Basto (Celorico de Basto). The disciplines involved are piano and choir. As for the choir, we have two assisted classes of the 7th and 8th grades. The individually classes, instead, were performed with the eleven students of the piano class and the main objectives were the strengthening of some essential aspects of the piano performance such as the musical phrasing and touch sensitivity but also the developing of the imagination, creativity and and the approach to the musical world of the students. It has been also realized a chamber music class with a group of students playing different instruments (piano and violin). The Pedagogical Intervention has been realized in the chamber music context within three groups of students playing different instruments and one group of students composed by two students playing piano. The main goals of this intervention have been the introduction and promotion of non-verbal communication in chamber music. During the student performance, it has been possibile to improve some aspects of non-verbal communication thanks to the use of new languages and techniques such as gestures, breathing or glance. The results obtained have been analysed recording the students performance before and after the intervention showed a small evolution in the students, in several aspects. The students have became also more aware about the importance of non-verbal communication during their performance and training as musicians.

Description

Keywords

Música de câmara Comunicação Linguagem musical Criatividade Chamber music Communication Musical language Creativity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue