Repository logo
 
Publication

Os pais no conselho geral das escolas: entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltipla

dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorPalmeirão, Cristina
dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.contributor.authorCunha, Rosário Serrão
dc.date.accessioned2022-01-03T11:29:11Z
dc.date.available2022-01-03T11:29:11Z
dc.date.issued2021-12-30
dc.description.abstractComo é que os pais percecionam o papel do Conselho Geral das Escolas (CGE), que valor lhe atribuem enquanto órgão de direção estratégica, como se inscrevem na ação que aí desenvolvem, são as questões às quais quisemos responder. Para tal, através da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), enviamos um inquérito por questionário destinado aos pais que exerciam funções nesse órgão, constituído por 28 itens, posteriormente categorizados em seis dimensões: participação, deliberação, focalização, divulgação, relevância e relação entre pais e diretor. O questionário foi administrado on-line, entre 18 de dezembro de 2017 e 26 de janeiro de 2018 e recolhidas 213 respostas válidas. Os resultados foram tratados com recurso a estatística descritiva e inferencial, apurando-se a frequência, a média, desvio-padrão e análise de relações entre variáveis dependentes e independentes. Como principais conclusões retêm-se as que se relacionam com uma expressiva dispersão de resultados evidenciando uma visão heterogénea sobre as funções e relevância estratégica do CGE, o reconhecimento do condicionamento dos poderes externos (sediados no Ministério da Educação) e internos adstritos ao poder cognoscitivo dos professores e do diretor, uma sobrevalorização simbólica do órgão que não corresponderá à ação concreta, e uma visão restrita de comunidade educativa onde não cabem a autarquia e os alunos.pt_PT
dc.description.abstractWhat do parents think about the role of the General Council of schools, what value do they give it as a “strategic management” organ, how do they get involved and consider themselves in the role they play there, these are the key issues to which we’d like to answer. To do so, we sent a survey by questionnaire to parents who had a place in this organ, which was composed by 28 items categorized later into six dimensions: participation, deliberation, focus, dissemination, importance and relationship between parents and the school director. The questionnaire was sent to be answered through a link between December 18 and January 26, 2018 and 213 valid answers were collected. The questionnaire results were processed by using a descriptive statistics method to get the frequency, mean and standard deviation and analysis of relations between variables. As main conclusions, we emphasize those related to a significant dispersal of results which demonstrate an heterogeneous view about the roles of its members and the strategic importance of the General Council, the recognition of the conditioning of the external forces (placed in the Education Ministry) and the internal forces related to the cognitive power of the teachers and the director, a symbolic overvaluation of this organ which will not correspond to its concrete action and a limited view of the educational community where there’s no place either for the local council or the students.pt_PT
dc.description.abstractCómo ven los padres el papel del Consejo General de las Escuelas, qué valor le atribuyen como órgano de "dirección estratégica", cómo se inscriben y se manifiestan en la acción que allí desarrollan son las cuestiones clave a las que hemos querido responder. Para ello, con la colaboración de la Confederación Nacional de las Asociaciones de Padres (CONFAP), enviamos una encuesta por cuestionario dirigida a los padres que ejercían funciones en ese órgano. El cuestionario constaba de 28 ítems, posteriormente categorizados en 6 dimensiones: participación, deliberación, focalización, divulgación, relevancia y relación entre padres y director. El cuestionario se administró on-line y fue respondido entre el 18 de diciembre y el 26 de enero de 2018, recogiéndose 213 respuestas válidas. Los resultados se trataron mediante una estadística descriptiva, calculando la frecuencia, la media y la desviación estándar y análisis de relaciones entre variables. Las principales conclusiones se relacionan con una significativa dispersión de resultados, evidenciando una visión heterogénea de las funciones y la relevancia estratégica del consejo general, el reconocimiento del condicionamiento de los poderes externos (localizados en el Ministerio de Educación) e internos, al poder cognitivo de los profesores y del director, una sobrevalorización simbólica del órgano que no se corresponde con la acción concreta, y una visión restringida de la comunidad educativa donde no caben la autarquía municipal y los alumnos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.18618pt_PT
dc.identifier.eid85123165196
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36317
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConselho geralpt_PT
dc.subjectDireção de escolapt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectGeneral councilpt_PT
dc.subjectSchool boardpt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectConsejo generalpt_PT
dc.subjectDirección de escuelapt_PT
dc.subjectPadrespt_PT
dc.subjectParticipaciónpt_PT
dc.titleOs pais no conselho geral das escolas: entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltiplapt_PT
dc.title.alternativeParents in the general council of the schools: between the rhetoric of strategic action and multiple subordinationpt_PT
dc.title.alternativePadres en el Consejo General de escuelas: entre la retórica de la acción estratégica y la subordinación múltiplept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage85pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
38143864.pdf
Size:
852.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format