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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Since 1994, companies have been using Quick Response (QR) codes. Nevertheless, their
acceptance is considerably recent due to the increase of smartphone usage and the integration
of QR code scanner applications on smartphones. As a result, QR codes became available in
the most diverse locations, including food packaging, which is the focus of this study.
Smart packaging creates interactive communications between the product and the customers
based on the content, which varies from information to entertainment. Previous studies
validated that effective QR code campaigns impact customers’ experience and generate higher
customer satisfaction levels. In the current study, the author hypothesizes that the type of
content made available in the QR code influences the customer experience. Entertaining content
impacts the sensory, affective, behavioral, and social dimensions more than informative
content. Meantime, informative content affects significantly more the intellectual dimension.
Besides, the author investigates the effect of the customer experience on the QR code customer
satisfaction and the QR code usage intention.
Results reveal that entertaining content has a more positive influence on the behavioral
dimension of customers’ experience than informative content. For the remaining customer
experience dimensions, the types of content behave similarly. Moreover, all the customer
experience dimensions, except the affective, positively impact the QR code customer
satisfaction and the QR code usage intention. The QR code customer satisfaction partially
mediates the relationship between the customer experience dimensions and the QR code usage
intention. Lastly, the study presents its implications, limitations, and suggestions for future
studies.
As empresas têm utilizado os QR codes desde 1994. Contudo, a sua aceitação é recente dada a progressiva utilização dos smartphones e a integração nos mesmos de aplicações que leem estes códigos. Consequentemente, estes ficaram disponíveis nos mais diversos locais, nomeadamente em embalagens de comida, o foco deste estudo. Os smart packaging criam comunicações interativas entre produtoconsumidores através de conteúdo, que varia entre informações e entretenimento. Estudos anteriores validaram que campanhas eficazes de QR code influenciam a experiência do consumidor e geram maiores níveis de satisfação. Neste estudo, o autor assume que o tipo de conteúdo do QR code influencia a experiência do consumidor. O conteúdo de entretenimento afeta mais positivamente do que o conteúdo informativo a dimensão sensorial, afetiva, comportamental e social. Enquanto que, o conteúdo informativo influencia mais significativamente a dimensão intelectual. Adicionalmente, o autor investiga o efeito da experiência do consumidor na satisfação e intenção de uso do QR code. Os resultados revelam que o conteúdo de entretenimento influencia mais positivamente a dimensão comportamental do que o conteúdo informativo. Para as restantes dimensões, os conteúdos têm efeitos semelhantes. Todas as dimensões da experiência do consumidor, exceto a afetiva, impactam positivamente a satisfação do consumidor usando o QR code e a intenção de uso do QR code. A satisfação do consumidor usando o QR code medeia parcialmente a relação entre a experiência do consumidor e a intenção de uso do QR code. Para terminar, este estudo apresenta as suas implicações, limitações e sugestões para estudos futuros.
As empresas têm utilizado os QR codes desde 1994. Contudo, a sua aceitação é recente dada a progressiva utilização dos smartphones e a integração nos mesmos de aplicações que leem estes códigos. Consequentemente, estes ficaram disponíveis nos mais diversos locais, nomeadamente em embalagens de comida, o foco deste estudo. Os smart packaging criam comunicações interativas entre produtoconsumidores através de conteúdo, que varia entre informações e entretenimento. Estudos anteriores validaram que campanhas eficazes de QR code influenciam a experiência do consumidor e geram maiores níveis de satisfação. Neste estudo, o autor assume que o tipo de conteúdo do QR code influencia a experiência do consumidor. O conteúdo de entretenimento afeta mais positivamente do que o conteúdo informativo a dimensão sensorial, afetiva, comportamental e social. Enquanto que, o conteúdo informativo influencia mais significativamente a dimensão intelectual. Adicionalmente, o autor investiga o efeito da experiência do consumidor na satisfação e intenção de uso do QR code. Os resultados revelam que o conteúdo de entretenimento influencia mais positivamente a dimensão comportamental do que o conteúdo informativo. Para as restantes dimensões, os conteúdos têm efeitos semelhantes. Todas as dimensões da experiência do consumidor, exceto a afetiva, impactam positivamente a satisfação do consumidor usando o QR code e a intenção de uso do QR code. A satisfação do consumidor usando o QR code medeia parcialmente a relação entre a experiência do consumidor e a intenção de uso do QR code. Para terminar, este estudo apresenta as suas implicações, limitações e sugestões para estudos futuros.
Description
Keywords
QR code Smart packaging Content marketing Customer experience Customer satisfaction QR code usage intention Marketing de conteúdo Experiência do consumidor Satisfação do consumidor Intenção de uso do QR code