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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The food commodity that is wasted most worldwide are vegetables and fruit. Most food waste
takes place at the household level. While urban gardening and farming trends pick up, small,
private producers cannot consume everything they produce contributing again to food waste.
In advanced economies people are looking to consume low-emission products, from local
sources. In this context, this dissertation will aim to find a way to reduce food waste by bridging
the gap between private food producers and local consumers. The methods include a competitor
analysis based on secondary data, and qualitative interviews based on hypotheses formed and
tested through a quantitative survey to derive a business model canvas of a digital platform to
be applied in different European countries. The research proved that people are aware and
pained by food waste and have the intention to act. People who have a surplus of fresh products
sometimes throw it away. Thus, society is interested in the idea of a food sharing platform,
would use it, and is likely to spread the idea by word-of-mouth, especially among consumers
who already buy local and in-season foods. The business plan for the platform Harvest Club
was created to help disrupt unsustainable consumption patterns. Based on a regional and
inclusive community-oriented approach it is a well-suited way to connect a neighborhood
through the exchange of home-grown and homemade products and harvest, ultimately
contributing to local and in-season consumption while reducing food waste.
O produto alimentar mais desperdiçado a nível mundial são os vegetais e a fruta. A maioria de todo o desperdício alimentar ocorre a nível doméstico. Enquanto a jardinagem urbana e as tendências agrícolas se acentuam, os produtores privados não podem consumir tudo o que produzem, contribuindo para o desperdício alimentar. Nas economias avançadas, procura-se consumir produtos com baixas emissões, de fontes locais. Neste contexto, esta dissertação terá como objetivo encontrar uma forma de reduzir o desperdício alimentar, colmatando o fosso entre os produtores privados de alimentos e os consumidores locais. Os métodos incluíram uma análise da concorrência baseada em dados secundários, e entrevistas qualitativas, com base nas quais foram formadas e testadas hipóteses com um inquérito quantitativo para derivar uma tela de modelo de negócio de uma plataforma digital a ser aplicada em diferentes países europeus. A investigação provou que as pessoas estão conscientes do desperdício alimentar e pretendem agir. Pessoas com um excedente de produtos frescos, por vezes passam a descartá-los. Assim, a sociedade está interessada na ideia de uma plataforma de partilha de alimentos, utilizá-la-ia, e divulgaria a ideia, especialmente entre os consumidores que já compram alimentos locais e sazonais. O plano de negócios para a plataforma Harvest Club foi criado para ajudar a perturbar padrões de consumo insustentáveis. Baseado numa abordagem regional e comunitária inclusiva, é uma abordagem apropriada de conectar um bairro através da troca de produtos caseiros, contribuindo, em última análise, para um consumo local e sazonal, ao mesmo tempo que reduz o desperdício alimentar.
O produto alimentar mais desperdiçado a nível mundial são os vegetais e a fruta. A maioria de todo o desperdício alimentar ocorre a nível doméstico. Enquanto a jardinagem urbana e as tendências agrícolas se acentuam, os produtores privados não podem consumir tudo o que produzem, contribuindo para o desperdício alimentar. Nas economias avançadas, procura-se consumir produtos com baixas emissões, de fontes locais. Neste contexto, esta dissertação terá como objetivo encontrar uma forma de reduzir o desperdício alimentar, colmatando o fosso entre os produtores privados de alimentos e os consumidores locais. Os métodos incluíram uma análise da concorrência baseada em dados secundários, e entrevistas qualitativas, com base nas quais foram formadas e testadas hipóteses com um inquérito quantitativo para derivar uma tela de modelo de negócio de uma plataforma digital a ser aplicada em diferentes países europeus. A investigação provou que as pessoas estão conscientes do desperdício alimentar e pretendem agir. Pessoas com um excedente de produtos frescos, por vezes passam a descartá-los. Assim, a sociedade está interessada na ideia de uma plataforma de partilha de alimentos, utilizá-la-ia, e divulgaria a ideia, especialmente entre os consumidores que já compram alimentos locais e sazonais. O plano de negócios para a plataforma Harvest Club foi criado para ajudar a perturbar padrões de consumo insustentáveis. Baseado numa abordagem regional e comunitária inclusiva, é uma abordagem apropriada de conectar um bairro através da troca de produtos caseiros, contribuindo, em última análise, para um consumo local e sazonal, ao mesmo tempo que reduz o desperdício alimentar.
Description
Keywords
Sharing economy Sustainable consumption Food waste Social community Business model Digital platform Economia colaborativa Consumo sustentável Desperdício alimentar Comunidade social Modelo de negócio Plataforma digital