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Saúde escolar e empoderamento comunitário na Ilha do Porto Santo: um estudo experimental

dc.contributor.authorFestas, C.
dc.contributor.authorRodrigues-Pires, F.
dc.contributor.authorAmado, J. M. C.
dc.contributor.authorMelo, P. Almeida
dc.date.accessioned2025-06-17T10:31:49Z
dc.date.available2025-06-17T10:31:49Z
dc.date.issued2023-04
dc.description.abstractIntrodução A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar segundo a Direção Geral da Educação (2017) é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, auxiliando-os positivamente na construção de um projeto de vida para ser capazes de fazerem escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Nesta linha, a evidência científica propõe que se avalie o empoderamento comunitário (Melo, 2020) e se realizem intervenções de enfermagem centradas sobretudo em realização de jogos, atividades físicas, sessões de educação para a saúde e intervenções que usem atividades de “peer-group” (Yosep, Hikmat, & Mardhiyah, 2023). Objetivos (Limite de 80 palavras) Determinar o Empoderamento Comunitário para a realização de Saúde Escolar na ilha do Porto Santo; Avaliar os estilos de vida e competências pessoais, emocionais e sociais dos alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade na ilha do Porto Santo. Realizar Pré-teste de Intervenção em Saúde Escolar nos alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade na ilha do Porto Santo. Metodologia Efetuou-se de um estudo exploratório descritivo realizado entre outubro e dezembro de 2019 na ilha do Porto Santo. A avaliação do Empoderamento Comunitário, utilizou a Escala de Avaliação de Empoderamento Comunitário (EAvEC), numa amostra que englobou todos os líderes comunitários da ilha do Porto Santo, relacionados com a Saúde, Educação, Política, Forças de Segurança Pública e Religião. Após parecer positivo da Comissão de Ética para a Saúde do SESARAM e autorização da Secretaria de Educação da RAM, numa amostra de 23 alunos a frequentar o 5º ano de escolaridade, realizou-se a avaliação dos Estilos de vida com recurso ao instrumento “FANTASTICO”, versão pré-adolescentes, e avaliação das competências pessoais, emocionais e sociais com recurso ao questionário “PARA MIM É FÁCIL”. Neste mesmo grupo foi realizado um Pré-teste de intervenção no âmbito dos estilos de vida e treino de competências pessoais, sociais e emocionais. Tratando-se de uma investigação em humanos, foi realizado o prévio registo do consentimento informado, devidamente assinado pelos participantes e seus encarregados de educação. Resultados A avaliação do empoderamento comunitário para gerir projetos de capacitação de competências no âmbito da saúde escolar, em pré-adolescentes residentes na ilha do Porto Santo, revelou que os membros da comunidade, embora reconheçam baixos níveis de participação, liderança e mobilização dos recursos, consideram ter recursos e conhecimentos para responder aos problemas. Na avaliação dos estilos de vida verificou-se que a maior parte 52,17% tem um estilo de vida que revela um bom trabalho, 13,04% tem um “estilo de vida Fantástico”; 30,43 nível adequado e 4,35% têm um estilo de vida um pouco mais baixo. Discussão (Limite de 100 palavras) Os resultados evidenciam a necessidade de intervenção em ambas as áreas avaliadas; por um lado, ao nível do empoderamento comunitário e, por outro, ao nível dos estilos de vida dos alunos pré-adolescentes da ilha do Porto Santo. Aqui, salienta-se o papel importantíssimo que a enfermagem, através da saúde escolar em conjunto com os vários parceiros que se envolveram no diagnóstico do Empoderamento Comunitário, podem assumir. Neste sentido, ao longo de 4 sessões levou-se a cabo uma intervenção complexa em enfermagem junto de todos os alunos do 5º ano de escolaridade da ilha do Porto Santo. Conclusão O processo de investigação desenvolvido constitui uma excelente evidência como ponto de partida para que, no futuro, se possa criar equipa de saúde escolar na ilha do Porto Santo. Sustenta-se deste modo que esta criação de equipa de saúde escolar, onde conte com a presença de um enfermeiro, contribuirá certamente para melhores comportamentos de saúde por parte das crianças, adolescentes e jovens que frequentam o ensino regular na ilha do Porto Santo.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53674
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.titleSaúde escolar e empoderamento comunitário na Ilha do Porto Santo: um estudo experimentalpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2023-04-29
oaire.citation.conferencePlacePorto Santo, Portugal
oaire.citation.title1º Congresso Insular de Enfermagem
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

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