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Estilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anos

dc.contributor.authorBrito, Rita
dc.date.accessioned2023-07-25T14:57:27Z
dc.date.available2023-07-25T14:57:27Z
dc.date.issued2018-09-24
dc.description.abstractAs crianças cada vez utilizam mais as tecnologias e numa idade cada vez mais jovem. Os pais têm o papel primordial de as guiar numa utilização segura e relevante em aprendizagens. O objetivo deste trabalho foi perceber como o as perceções dos pais sobre tecnologias se relacionam com o estilo de mediação parental na utilização tecnológica pelos filhos. Deste modo, foram entrevistadas 15 famílias com, pelo menos, uma criança até 6 anos, de modo a conhecer as suas práticas familiares com tecnologias, as suas perceções sobre estas e o estilo de mediação parental realizada. Após análise dos dados, verificou-se que a mediação parental realizada aos filhos está diretamente relacionada com as perceções dos pais sobre as tecnologias: os pais que têm mais experiência e boas perceções sobre as tecnologias tendem a adotar um estilo autoritativo, guiando os filhos nesta utilização, fazendo uma co-utilização esporádica e confiando nas práticas dos filhos; os pais com perceções negativas tendem a realizar uma mediação autoritária, impondo regras rígidas, nomeadamente de tempo de utilização, desvalorizando a utilização das tecnologias pelos filhos.pt_PT
dc.description.abstractChildren are increasingly using technology at an ever-younger age. Parents have the primary role of guiding children in safe and relevant technology use for their learning. The objective of this research was to understand how parents perceive technology in relation to the parental mediation style when it comes to children using technology. Fifteen families with at least one child up to 6 years of age were interviewed in order to know their family practices and perceptions on technology and the parental mediation style performed. After analyzing the data, it was verified that the parental mediation is directly related to the parents' perceptions of technology: the parents with more experience and better perceptions on technology tend to adopt an authoritative style, guiding children in this sporadic co-use and relying on their children's practices; parents with negative perceptions tend to carry out authoritarian mediation, imposing rigid rules, namely time-of-use, devaluing children's use of technologypt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25757/invep.v8i2.155pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41890
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação parentalpt_PT
dc.subjectCrianças 0-6 anospt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectParental mediationpt_PT
dc.subject0-6 childrenpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.titleEstilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anospt_PT
dc.title.alternativeMediation styles in the use of digital technology by children up to 6 years oldpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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