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Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações

dc.contributor.authorDias, Paulo César Azevedo
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Dias
dc.date.accessioned2021-05-13T15:37:40Z
dc.date.available2021-05-13T15:37:40Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.description.abstractEm Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação.pt_PT
dc.description.abstractIn Portugal, special education services were recently extended to preschool education. The studies that evaluate the perceptions of the preschool teachers about inclusive practices are also few. In this study we aim to evaluate the perceptions of preschool teachers about inclusion. A sample of 118 Portuguese preschool teachers was used. The Inclusion Inventory was administrated. The results indicate that the implementation of inclusive practices is related to perceived support and previous use of inclusive practices. Younger teachers, with less teaching experience and less time implementing inclusive practices have more beliefs about inclusion. Older professionals and teachers who spend more time working with children with special needs perceive better effects of inclusion in children. These results are discussed considering the existing literature, and implications for educational practice and research are presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362018002600962pt_PT
dc.identifier.eid85042093681
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33102
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectPercepçõespt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectPreschool teacherspt_PT
dc.titlePercepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitaçõespt_PT
dc.title.alternativePreschool teachers' perceptions about inclusion in preschool education: the role of experience and qualificationspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage111pt_PT
oaire.citation.issue98pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleEnsaiopt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
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