Publication
Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações
dc.contributor.author | Dias, Paulo César Azevedo | |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T15:37:40Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T15:37:40Z | |
dc.date.issued | 2018-01-01 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação. | pt_PT |
dc.description.abstract | In Portugal, special education services were recently extended to preschool education. The studies that evaluate the perceptions of the preschool teachers about inclusive practices are also few. In this study we aim to evaluate the perceptions of preschool teachers about inclusion. A sample of 118 Portuguese preschool teachers was used. The Inclusion Inventory was administrated. The results indicate that the implementation of inclusive practices is related to perceived support and previous use of inclusive practices. Younger teachers, with less teaching experience and less time implementing inclusive practices have more beliefs about inclusion. Older professionals and teachers who spend more time working with children with special needs perceive better effects of inclusion in children. These results are discussed considering the existing literature, and implications for educational practice and research are presented. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-40362018002600962 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 85042093681 | |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33102 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Percepções | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Preschool | pt_PT |
dc.subject | Perceptions | pt_PT |
dc.subject | Preschool teachers | pt_PT |
dc.title | Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações | pt_PT |
dc.title.alternative | Preschool teachers' perceptions about inclusion in preschool education: the role of experience and qualifications | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 98 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 91 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ensaio | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier.ciencia-id | 6416-9E48-91C7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6876-3723 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55215392100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1