Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.78 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation is presented in the form of case study to provide students with a real-life
company situation to which class theoretical concepts can be applied. The case study focuses
on Renova, a Portuguese consumer tissue paper producer, who saw its presence in the national
market altered upon the entrance of Portugal in the EEC. This worked as a trigger for the
company to pursue international markets, but, at the same time, entailed being confronted with
big-scale and already established multinational companies that possessed relational and
production advantages. In the case it is possible to identify which group of strategies were
undertaken by the company to counteract the aforementioned reality and what factors made it
possible to happen. The discussion in the analysis of the case study focuses on determining the
industry conditions that shaped competition and on assessing the weight that internal resources
and capabilities have in the sustainability of the company.
Esta dissertação é apresentada sob a forma de um case study para fornecer aos alunos uma situação real de uma empresa à qual possam ser aplicados os conceitos teóricos fornecidos em aula. O case study foca-se na Renova, uma produtora portuguesa de papel tissue, que viu a sua presença no mercado nacional alterada com a entrada de Portugal na CEE. Isto despoletou uma necessidade de exploração dos mercados internacionais por parte da empresa, mas, ao mesmo tempo, implicou que fosse confrontada com empresas multinacionais de grande escala que já estavam estabelecidas nestes mercados e que possuíam vantagens a nível relacional e de produção. No case study é possível identificar que conjunto de estratégias foram tomadas pela empresa para contrariar a realidade anteriormente mencionada e que fatores é que possibilitaram que isso acontecesse. A discussão na análise do case study foca-se em determinar as condições da indústria que influenciam a competição e em avaliar o peso que os recursos e capacidades internas têm na sustentabilidade da empresa.
Esta dissertação é apresentada sob a forma de um case study para fornecer aos alunos uma situação real de uma empresa à qual possam ser aplicados os conceitos teóricos fornecidos em aula. O case study foca-se na Renova, uma produtora portuguesa de papel tissue, que viu a sua presença no mercado nacional alterada com a entrada de Portugal na CEE. Isto despoletou uma necessidade de exploração dos mercados internacionais por parte da empresa, mas, ao mesmo tempo, implicou que fosse confrontada com empresas multinacionais de grande escala que já estavam estabelecidas nestes mercados e que possuíam vantagens a nível relacional e de produção. No case study é possível identificar que conjunto de estratégias foram tomadas pela empresa para contrariar a realidade anteriormente mencionada e que fatores é que possibilitaram que isso acontecesse. A discussão na análise do case study foca-se em determinar as condições da indústria que influenciam a competição e em avaliar o peso que os recursos e capacidades internas têm na sustentabilidade da empresa.
Description
Keywords
Tissue paper Strategy Resources Capabilities Papel tissue Estratégia Recursos Capacidades