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Relatório de estágio : o cuidar, os cuidadores, um percurso para a excelência
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Alves, Paulo Jorge Pereira | |
| dc.contributor.author | Pacheco, Fernanda Adelaide Lisboa | |
| dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:20:57Z | |
| dc.date.available | 2022-03-08T14:20:57Z | |
| dc.date.issued | 2014-02-11 | |
| dc.date.submitted | 2013-04 | |
| dc.description.abstract | A enfermagem comunitária presta cuidados de enfermagem especializados a famílias, grupos, comunidades e populações, obtidos e desenvolvidos através de formação específica em enfermagem comunitária. O estudante deverá desenvolver competências comuns de enfermeiro especialista, mas também as competências específicas de enfermeiro especialista em enfermagem comunitária. O presente relatório descreve todo o percurso efetuado ao longo dos Estágio Enfermagem Comunitária e o desenvolvimento de competências na respetiva área de especialização. Todos os estágios foram realizados na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora (UCCSH), que pertence ao Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos, e está integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Para a implementação da metodologia – Planeamento em Saúde, foi realizado um Diagnóstico de Saúde a prestadores de cuidados (PC) informais, pertencentes ao Centro de Saúde da Senhora da Hora e residentes na freguesia da Senhora da Hora. Para uma população alvo de 108 PC, obteve-se uma amostra de 30 PC. Realizou-se uma colheita de dados, através de um formulário para determinar as necessidades da população em estudo. Após priorização das necessidades identificadas, elaborou-se um projeto de intervenção, intitulado “Cuidador saudável, cuidador feliz”, com o objetivo de diminuir a sobrecarga do PC. Foram realizadas ações de educação para a saúde a 8 prestadores de cuidados, com ganhos em saúde de 23,8% e de 10,9% através da aplicação da Escala de Zarit, dois meses após a última ação de educação para a saúde. A realização do Manual de integração para estudantes de enfermagem na UCCSH, à luz do modelo de desenvolvimento profissional preconizado pela Ordem dos Enfermeiros, como parte integrante dos objetivos de estágio, permitiu desenvolver competências na área da gestão, qualidade e formação de pares. Pretende-se uma implementação futura em toda a instituição, para uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, através de uma boa integração e supervisão dos estudantes. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Community Nursing provides specialized nursing care to families, groups, communities and populations, obtained and developed through specific training in community nursing. The student is expected to develop skills common to a specialist nurse, but also the specific skills of nurse specialist in Community Nursing. Describes the entire journey made over Community Nursing placement and the development of skills in the respective area of expertise. All placements were carried out in the Community Care Unit of Senhora da Hora, which belonging to the Health Centres groups of Matosinhos, and is integrated into the Local Health Unit in Matosinhos. For the implementation of the methodology - Health Planning, was conducted, a diagnosis of the health of the providers of informal care (PC), belonging to the Health Centre of Senhora da Hora and residents in the borough of Senhora da Hora. For a target population of PC 108, there was obtained a sample of PC 30. The collection of data was performed through a questionnaire to determine the needs of the population being studied. After prioritizing the needs identified, a project of intervention was elaborated, entitled "Healthy Caregiver, caregiver happy" with the objective of reducing the overload of the PC. Educational activities were held for to 8 of the health care providers, with health gains of 23.8% and of 10.9% by applying the Zarit Scale, these two months after the last health education intervention. The realization of the integration Manual for Nursing students in the UCCSH, in light of the professional development model advocated by the Ordem dos Enfermeiros (Nursing Council), as part of the placements objectives, allowed the development of skills in management, quality and pair formation. Intends to become a future implementation in all institution to continuous improvement of quality of nursing care, through good integration and supervision of students. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201494825 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/36928 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Prestadores de cuidados | pt_PT |
| dc.subject | Cuidar | pt_PT |
| dc.subject | Sobrecarga | pt_PT |
| dc.subject | Integração | pt_PT |
| dc.subject | Modelo desenvolvimento profissional | pt_PT |
| dc.subject | Ordem dos enfermeiros | pt_PT |
| dc.subject | Providers of informal care | pt_PT |
| dc.subject | Care | pt_PT |
| dc.subject | Overload | pt_PT |
| dc.subject | Integration | pt_PT |
| dc.subject | Professional development model | pt_PT |
| dc.subject | Nursing council | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio : o cuidar, os cuidadores, um percurso para a excelência | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |
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