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A produção de conteúdos no programa "Dois às 10" da TVI

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBurnay, Catarina de Amaral Dias Duff
dc.contributor.authorMarques, Marta Rodrigues
dc.date.accessioned2025-02-28T14:30:33Z
dc.date.available2025-02-28T14:30:33Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.date.submitted2024-04
dc.description.abstractNa constante luta pela liderança de audiências, o meio televisivo reorganiza-se revendo as grelhas de programação e estudando o comportamento dos espectadores para gerar conteúdos personalizados aos gostos e interesses de cada um. Numa emissão de três horas,de segunda a sábado, o programa Dois às 10, da estação televisiva TVI, promete fazer companhia, ser leve e divertido, mas com espaço para histórias densas e emotivas. Seguindo uma base teórica agrupada em três grandes grupos - a televisão, o formato talk show e as audiências - procurou-se perceber os motivos que levam à perda de liderança do programa transmitido ao sábado nos meses de fevereiro e março de 2023. O estudo recorre a uma coleta sequencial de dados mistos, com utilização dos métodos de observação direta durante o período de estágio, entrevistas exploratórias aos jornalistas do programa, análise de conteúdo dos alinhamentos, inquérito por questionário e grupo de foco à audiência do programa. A análise de dados indica que o programa semanal, dividido em três partes segmentadas, oferece uma maior diversidade de conteúdos. Devido à realização de outras tarefas, os espectadores não têm o hábito de ver televisão ao sábado de manhã. Por último, de realçar que os prazos pontuais que a televisão exige sobrecarregam a equipa de jornalistas, deste modo afetando a escolha e tratamento dos conteúdos.pt_PT
dc.description.abstractIn the constant struggle for audience leadership, the television industry reorganizes itself, reviewing the programming grids and studying the behavior of viewers, to generate personalized content to the tastes and interests of each one. In a three-hour broadcast from Monday to Saturday, the program Dois às 10, from the television station TVI, promises to keep you company, be light and fun but also with space for dense and emotional stories.Following a theoretical basis grouped into three major groups - television, the talk show format and audiences - it was sought to understand the reasons that lead to the loss of leadership of the program broadcast on Saturdays in the months of February and March of 2023. The study uses a sequential collection of mixed data, using the methods of direct observation during the internship period, exploratory interviews with the program's journalists, content analysis of the alignments, questionnaire survey and focus groups to the program's audience. The data analysis indicates that the weekly program, divided into three segmented parts, offers a major diversity of content identified by the audience. Due to other tasks, viewers are not accustomed to watch television on Saturday mornings. Finally, it should be noted that demanding television deadlines overload the team of journalists, affecting the choice and reatment of content.pt_PT
dc.identifier.tid203711793pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/48365
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectTalk showpt_PT
dc.subjectDaytimept_PT
dc.subjectProgramação televisivapt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.subjectTelevision programmingpt_PT
dc.subjectAudiencespt_PT
dc.titleA produção de conteúdos no programa "Dois às 10" da TVIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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