| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 780.83 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Often metaphorically called “shadow education”, the global private tutoring market was estimated to be valued at 146,1 billion dollars in 2022, making it a significant contributor to the economy. Despite this, there is a clear lack of literature on this topic. The COVID-19 pandemic and resulting lockdowns had a profound impact on society. Tutors were forced to adapt and provide online tutoring which accelerated digital transformation in this sector. However, it is still unclear what is happening post-pandemic, particularly in Portugal, where the government ignores this sector, and the literature is scarce. This study, therefore, aims to investigate the impact of COVID-19 on the digital transformation of shadow education operations in Portugal, as well as its future implications. To better understand the problem at hand, a literature review was conducted, followed by a qualitative approach with 51 in-depth interviews with tutors providing tutoring services to secondary education students (nomenclature defined by UNESCO that includes “Ensino básico” and “Ensino secundário”). The findings demonstrate that COVID-19 accelerated the digital transformation in the shadow education sector in Portugal due to the forced adoption of online tutoring which required the use of new programs and software. Most of the tutors interviewed regard the digital transformation induced by COVID-19 as an ongoing process, with its impact limited by the negative performance of the schooling system during the lockdown period.
Muitas vezes denominado metaforicamente de “educação sombra”, o mercado global de explicações privadas foi avaliado em 146,1 mil milhões de dólares em 2022, tendo uma contribuição significativa para a economia. Apesar disso, verifica-se uma clara falta de estudos académicos sobre este assunto. A pandemia de COVID-19 e os consequentes confinamentos tiveram um profundo impacto na sociedade. Os explicadores foram forçados a se adaptarem e a disponibilizar explicações online, o que acelerou a transformação digital neste setor. Contudo, ainda não é claro o que está a acontecer no período pós pandemia, especialmente em Portugal, onde o governo ignora o setor das explicações e a literatura é escassa. Assim, este estudo foca-se em investigar o impacto que a COVID-19 teve na transformação digital das operações do setor de educação sombra, bem como as futuras implicações. Para entender melhor o problema em questão, foi realizada uma revisão da literatura, seguida de uma abordagem qualitativa com 51 entrevistas a explicadores que prestam serviços de explicação a estudantes do ensino básico e secundário (nomenclatura definida pela UNESCO como “secondary students”). Os resultados obtidos demonstram que a COVID-19 acelerou a transformação digital no setor da educação sombra em Portugal devido à adoção forçada de explicações online, o que exigiu o uso de novos programas e software. A maioria dos explicadores entrevistados viu a transformação digital induzida pela COVID-19 como um processo contínuo, cujo impacto foi limitado pelo desempenho negativo do sistema escolar durante o período de confinamento.
Muitas vezes denominado metaforicamente de “educação sombra”, o mercado global de explicações privadas foi avaliado em 146,1 mil milhões de dólares em 2022, tendo uma contribuição significativa para a economia. Apesar disso, verifica-se uma clara falta de estudos académicos sobre este assunto. A pandemia de COVID-19 e os consequentes confinamentos tiveram um profundo impacto na sociedade. Os explicadores foram forçados a se adaptarem e a disponibilizar explicações online, o que acelerou a transformação digital neste setor. Contudo, ainda não é claro o que está a acontecer no período pós pandemia, especialmente em Portugal, onde o governo ignora o setor das explicações e a literatura é escassa. Assim, este estudo foca-se em investigar o impacto que a COVID-19 teve na transformação digital das operações do setor de educação sombra, bem como as futuras implicações. Para entender melhor o problema em questão, foi realizada uma revisão da literatura, seguida de uma abordagem qualitativa com 51 entrevistas a explicadores que prestam serviços de explicação a estudantes do ensino básico e secundário (nomenclatura definida pela UNESCO como “secondary students”). Os resultados obtidos demonstram que a COVID-19 acelerou a transformação digital no setor da educação sombra em Portugal devido à adoção forçada de explicações online, o que exigiu o uso de novos programas e software. A maioria dos explicadores entrevistados viu a transformação digital induzida pela COVID-19 como um processo contínuo, cujo impacto foi limitado pelo desempenho negativo do sistema escolar durante o período de confinamento.
Description
Keywords
Shadow education Tutoring Covid-19 Digital transformation Online education Portugal Educação sombra Explicações Transformação digital Educação online
