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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Private Labels are brands owned by retailers and marketed exclusively in their stores. Its
competitive price and acceptable quality are some of its advantages. The demand for Private
Labels is expected to continue rising in the coming years, especially during economic
recessions, when consumers need to do cost savings and switch from National Brands to Private
Labels.
This dissertation analyzes intentions to purchase Private Labels in the Essential Grocery Goods
category, which includes pasta, rice, olive oil, oil, flour, sugar, among others, in the Portuguese
market. The research questions aim to understand the main drivers and barriers to purchase, and
the effects of consumers’ psychological characteristics, such as personality traits and
maximization scales, on purchasing intentions. For that, a literature review and a qualitative
analysis were done to develop the research hypotheses, followed by a quantitative analysis to
verify those hypotheses.
Regarding consumers’ personality traits, Agreeableness positively influences intentions to
purchase Economy Pasta and Premium Pasta, while Extraversion positively influences the
purchasing intentions for Premium Pasta and Premium Olive Oil. As for consumers’
maximization scales, High Standards negatively impact intentions to purchase Economy Pasta
and Economy Olive Oil, Alternative Search positively influences Standard Pasta “Italy”, and
Decision Difficulty negatively influences the purchasing intentions for Standard Olive Oil
“From Cooperative”. The consumption of Flour is not significantly influenced by consumers’
psychological characteristics.
As Marcas Próprias são marcas que pertencem aos retalhistas e são vendidas exclusivamente nas suas lojas. O preço competitivo e a qualidade aceitável são algumas das suas vantagens. Prevê-se que a procura por Marcas Próprias continue a aumentar nos próximos anos, especialmente em tempos de recessões económicas, onde os consumidores procuram reduzir custos e trocam as Marcas de Fornecedor por Marcas Próprias. Esta dissertação analisa as intenções de compra por Marcas Próprias na categoria de Bens Essenciais, que inclui massas, arroz, azeite, óleo, farinha, açúcar, entre outros, no mercado Português. Este estudo tem como objetivo perceber os principais motivos e barreiras de compra, bem os efeitos que as características psicológicas dos consumidores, tais como os traços de personalidade e as escalas de maximização, têm nas suas intenções de compra. Para tal, foi feita uma revisão de literatura e uma análise qualitativa para formular hipóteses, seguida de uma análise quantitativa para verificar essas mesmas hipóteses. Relativamente aos traços de personalidade, a Agradabilidade influencia positivamente as intenções de compra de Massas Económicas e Massas Superiores, enquanto que a Extroversão influencia positivamente o interesse por Massas Superiores e Azeite Superior. Quanto às escalas de maximização, os Altos Padrões influenciam negativamente as intenções de compra de Massas Económicas e Azeite Económico, a Busca Alternativa influencia positivamente as Massas Padrão “Itália”, e a Dificuldade de Decisão influencia negativamente o interesse em Azeite Padrão “De Cooperativa”. As intenções de compra por Farinha não são significativamente influenciadas pelas características dos consumidores.
As Marcas Próprias são marcas que pertencem aos retalhistas e são vendidas exclusivamente nas suas lojas. O preço competitivo e a qualidade aceitável são algumas das suas vantagens. Prevê-se que a procura por Marcas Próprias continue a aumentar nos próximos anos, especialmente em tempos de recessões económicas, onde os consumidores procuram reduzir custos e trocam as Marcas de Fornecedor por Marcas Próprias. Esta dissertação analisa as intenções de compra por Marcas Próprias na categoria de Bens Essenciais, que inclui massas, arroz, azeite, óleo, farinha, açúcar, entre outros, no mercado Português. Este estudo tem como objetivo perceber os principais motivos e barreiras de compra, bem os efeitos que as características psicológicas dos consumidores, tais como os traços de personalidade e as escalas de maximização, têm nas suas intenções de compra. Para tal, foi feita uma revisão de literatura e uma análise qualitativa para formular hipóteses, seguida de uma análise quantitativa para verificar essas mesmas hipóteses. Relativamente aos traços de personalidade, a Agradabilidade influencia positivamente as intenções de compra de Massas Económicas e Massas Superiores, enquanto que a Extroversão influencia positivamente o interesse por Massas Superiores e Azeite Superior. Quanto às escalas de maximização, os Altos Padrões influenciam negativamente as intenções de compra de Massas Económicas e Azeite Económico, a Busca Alternativa influencia positivamente as Massas Padrão “Itália”, e a Dificuldade de Decisão influencia negativamente o interesse em Azeite Padrão “De Cooperativa”. As intenções de compra por Farinha não são significativamente influenciadas pelas características dos consumidores.
Description
Keywords
Private Label Economy Private Label Standard Private Label Premium Private Label Essential Grocery Goods Pasta Olive Oil Flour Personality traits Maximization scales Socio-demographics Marca própria Marca própria económica Marca própria padrão Marca própria superior Bens essenciais Massa Azeite Farinha Traços de personalidade Escalas de maximização Sociodemográficos