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Abstract(s)
This research considers to what extent servitization in the healthcare industry has evolved and transformed in this sector. As healthcare costs have risen over the last few decades, significant attention has been directed to purchasing within this sector. Servitization is a promising business model for healthcare since it can reduce costs and risks when obtaining products and services. This study has the main objective to understand if healthcare manufacturers are already implementing this business model, if they do, which practices are they implementing, understand how the transformation process was and which changes were made. In addition, this study aims to understand the challenges the company faced and the benefits servitization can bring. A single case study in the form of research has been performed as a qualitative investigation on Royal Philips, a Dutch product manufacturing company operating in the global market that manufactures medical equipment. Besides that, the data was collected through semi-structured interviews and the second data was available on the Philips website. In addition, this study has an objective to contribute to the academic literature on servitization and the healthcare manufacturing industry since it is a topic that lacks data and research. The findings of this study were that Royal Philips is still in the initial phase of shifting to a more services-oriented business, and they are already implementing servitization strategies in some departments. The company faced some challenges during the implementation, but at the same time, this business model will bring many benefits. Still, the company intends to improve their business model in the coming years.
A presente pesquisa tem em consideração em que medida a servitização na indústria da saúde evoluiu e transformou este mesmo setor. Nas últimas décadas os custos com a saúde têm aumentado e devido a este fator, maior atenção tem sido direcionada às compras neste setor. A servitização é um modelo de negócio promissor para o setor da saúde pois pode reduzir os custos e riscos no que toca à obtenção de produtos e serviços. O presente estudo tem como principal objetivo perceber se os fabricantes no setor da saúde estão a implementar este modelo de negócio, e se sim, que práticas estão a implementar e perceber como foi o processo de transformação. Em adição a presente pesquisa pretende também perceber os desafios e os benefícios que a companhia enfrentou na implementação. Um estudo de caso único em forma de pesquisa qualitativa é realizado na Royal Philips Healthcare, uma empresa holandesa que opera no mercado global que fabrica equipamentos médicos. Os dados foram reunidos através de entrevistas semiestruturadas e dados disponíveis no site da Philips. Em adição, este estudo tem como objetivo contribuir para a literatura académica sobre o tópico da servitização a respeito da manufatura de equipamentos médicos, visto que é um tópico ainda pouco explorado até à data. As conclusões deste estudo foram que a Royal Philips ainda está numa fase inicial no que toca à mudança para um negócio orientado a serviços e já está a implementar algumas estratégias de servitização em determinados departamentos. A companhia passou por alguns desafios ao implementar o modelo de negócio, mas ao mesmo tempo este trará muitos benefícios. No entanto, a empresa pretende melhorar o modelo de negócio nos próximos anos.
A presente pesquisa tem em consideração em que medida a servitização na indústria da saúde evoluiu e transformou este mesmo setor. Nas últimas décadas os custos com a saúde têm aumentado e devido a este fator, maior atenção tem sido direcionada às compras neste setor. A servitização é um modelo de negócio promissor para o setor da saúde pois pode reduzir os custos e riscos no que toca à obtenção de produtos e serviços. O presente estudo tem como principal objetivo perceber se os fabricantes no setor da saúde estão a implementar este modelo de negócio, e se sim, que práticas estão a implementar e perceber como foi o processo de transformação. Em adição a presente pesquisa pretende também perceber os desafios e os benefícios que a companhia enfrentou na implementação. Um estudo de caso único em forma de pesquisa qualitativa é realizado na Royal Philips Healthcare, uma empresa holandesa que opera no mercado global que fabrica equipamentos médicos. Os dados foram reunidos através de entrevistas semiestruturadas e dados disponíveis no site da Philips. Em adição, este estudo tem como objetivo contribuir para a literatura académica sobre o tópico da servitização a respeito da manufatura de equipamentos médicos, visto que é um tópico ainda pouco explorado até à data. As conclusões deste estudo foram que a Royal Philips ainda está numa fase inicial no que toca à mudança para um negócio orientado a serviços e já está a implementar algumas estratégias de servitização em determinados departamentos. A companhia passou por alguns desafios ao implementar o modelo de negócio, mas ao mesmo tempo este trará muitos benefícios. No entanto, a empresa pretende melhorar o modelo de negócio nos próximos anos.
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Keywords
Servitization Servitization in the healthcare Healthcare sector Healthcare manufacturers Medical equipment manufacturing Servitização Servitização no setor da saúde Setor da saúde Fabricantes no setor da saúde Fabricação de equipamento médico