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Abstract(s)
After the Indian Mutiny of 1857‑1858, also known as the Sepoy Revolt or Uprising, and the end of the Mughal Dynasty, India became under the direct rule of the British Government, and there were a considerable number of Muslim political intellectuals who sought to reform and revitalize Islam in India and as a whole. The responses were
various and the debates would surpass geographical boundaries, anticipating questions which are relevant even nowadays, like gender relations, new forms of religious institutionalization and the role of religion in politics. The aim of this paper is to analyze the thought of Sayyid Ahmad Khan (1817‑1898) and the educational impacts of his Muhammadan Anglo‑Oriental
College, also known as the Aligarh Movement.
Após o Motim de 1857‑1858, também conhecido como a Revolta ou Rebelião dos Cipaios, e o fim da Dinastia Mogol, a Índia passou a estar sob o controlo directo do governo britânico, e houve um número considerável de intelectuais políticos muçulmanos que procuraram reformar e revitalizar o Islão na Índia e como um todo. As respostas foram várias e os debates ultrapassariam fronteiras geográficas e antecipariam questões que são revelantes ainda hoje em dia, como as relações de género, novas formas de institucionalização religiosa ou o papel da religião na política. O objectivo deste artigo é o de analisar o pensamento de Sayyid Ahmad Khan (1817‑1898) e os impactos educacionais do seu Muhammadan Anglo‑Oriental College, também conhecido como o Movimento de Aligarh.
Após o Motim de 1857‑1858, também conhecido como a Revolta ou Rebelião dos Cipaios, e o fim da Dinastia Mogol, a Índia passou a estar sob o controlo directo do governo britânico, e houve um número considerável de intelectuais políticos muçulmanos que procuraram reformar e revitalizar o Islão na Índia e como um todo. As respostas foram várias e os debates ultrapassariam fronteiras geográficas e antecipariam questões que são revelantes ainda hoje em dia, como as relações de género, novas formas de institucionalização religiosa ou o papel da religião na política. O objectivo deste artigo é o de analisar o pensamento de Sayyid Ahmad Khan (1817‑1898) e os impactos educacionais do seu Muhammadan Anglo‑Oriental College, também conhecido como o Movimento de Aligarh.
Description
Keywords
Ahmad Khan Islam India 19th century Aligarh Movement Islão Índia século XIX Movimento de Aligarh
Citation
MOHOMED, Carimo - Formation of muslim elites in british India: Sayyid Ahmad Khan and the Muhammadan Anglo Oriental College. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 26 (Jul. - Dez. 2012) 85-100
Publisher
Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa