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A user perspective on online business modelling

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBohnsack, René
dc.contributor.authorFreitas, João Pedro Martins
dc.date.accessioned2019-02-20T13:54:41Z
dc.date.issued2019-02-01
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractWith the increasingly digitalization in the organizations, the process of creating and capture of value is changing. This change is leading towards a need of tools to support business model innovation, such as online business model’s development tools (BMDT). Although the research about how these BMDT’s work, there is still a lack of knowledge about users’ experience and its usability. The Smart Business Modeler was chosen to develop a study about user experience on online business modeling. This dissertation applies a survey designed to be answered by business students and a participant observation with founders of startups from the hospitality industry; and can operate as a first step to more advanced studies about user experience and usability for software tools for business model development.pt_PT
dc.description.abstractCom a crescente digitalização nas empresas, o processo de geração e captura de valor está a alterar-se. Esta mudança está a requerer a necessidade de ferramentas para apoiar a inovação nos modelos de negócio, nomeadamente, ferramentas de desenvolvimento de modelos de negócio on-line (BMDT). Embora exista alguma investigação desenvolvida sobre como funcionam alguns dos BMDT disponíveis, ainda existe uma falta de conhecimento acerca da experiência do utilizador e a usabilidade nestas ferramentas. O Smart Business Modeler foi a ferramenta escolhida para desenvolver este estudo sobre a experiência do utilizador em ferramentas de desenvolvimento de negócio online. Esta dissertação aplica como metodologias um questionário respondido por estudantes de gestão e uma observação do participante com fundadores de startups do setor da restauração; podendo funcionar como um primeiro passo para estudos mais avançados sobre a experiência do utilizador e usabilidade nas ferramentas de software para desenvolvimento de modelos de negócios.pt_PT
dc.identifier.tid202171183pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26926
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectUsabilitypt_PT
dc.subjectWeb-based usabilitypt_PT
dc.subjectBusiness model innovationpt_PT
dc.subjectUsability evaluationpt_PT
dc.subjectOnline business model development toolspt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.subjectInovação em modelos de negóciopt_PT
dc.subjectMensuração da usabilidadept_PT
dc.subjectSoftware para desenvolvimento de modelos de negóciospt_PT
dc.titleA user perspective on online business modellingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

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