Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
With the increasingly digitalization in the organizations, the process of creating and capture of value is changing. This change is leading towards a need of tools to support business model innovation, such as online business model’s development tools (BMDT).
Although the research about how these BMDT’s work, there is still a lack of knowledge about users’ experience and its usability. The Smart Business Modeler was chosen to develop a study about user experience on online business modeling.
This dissertation applies a survey designed to be answered by business students and a participant observation with founders of startups from the hospitality industry; and can operate as a first step to more advanced studies about user experience and usability for software tools for business model development.
Com a crescente digitalização nas empresas, o processo de geração e captura de valor está a alterar-se. Esta mudança está a requerer a necessidade de ferramentas para apoiar a inovação nos modelos de negócio, nomeadamente, ferramentas de desenvolvimento de modelos de negócio on-line (BMDT). Embora exista alguma investigação desenvolvida sobre como funcionam alguns dos BMDT disponíveis, ainda existe uma falta de conhecimento acerca da experiência do utilizador e a usabilidade nestas ferramentas. O Smart Business Modeler foi a ferramenta escolhida para desenvolver este estudo sobre a experiência do utilizador em ferramentas de desenvolvimento de negócio online. Esta dissertação aplica como metodologias um questionário respondido por estudantes de gestão e uma observação do participante com fundadores de startups do setor da restauração; podendo funcionar como um primeiro passo para estudos mais avançados sobre a experiência do utilizador e usabilidade nas ferramentas de software para desenvolvimento de modelos de negócios.
Com a crescente digitalização nas empresas, o processo de geração e captura de valor está a alterar-se. Esta mudança está a requerer a necessidade de ferramentas para apoiar a inovação nos modelos de negócio, nomeadamente, ferramentas de desenvolvimento de modelos de negócio on-line (BMDT). Embora exista alguma investigação desenvolvida sobre como funcionam alguns dos BMDT disponíveis, ainda existe uma falta de conhecimento acerca da experiência do utilizador e a usabilidade nestas ferramentas. O Smart Business Modeler foi a ferramenta escolhida para desenvolver este estudo sobre a experiência do utilizador em ferramentas de desenvolvimento de negócio online. Esta dissertação aplica como metodologias um questionário respondido por estudantes de gestão e uma observação do participante com fundadores de startups do setor da restauração; podendo funcionar como um primeiro passo para estudos mais avançados sobre a experiência do utilizador e usabilidade nas ferramentas de software para desenvolvimento de modelos de negócios.
Description
Keywords
Usability Web-based usability Business model innovation Usability evaluation Online business model development tools Usabilidade Inovação em modelos de negócio Mensuração da usabilidade Software para desenvolvimento de modelos de negócios