Repository logo
 
Publication

O self-branding da geração Z no TikTok

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
dc.contributor.authorFigueiredo, Catarina da Costa Baptista
dc.date.accessioned2022-11-09T09:35:46Z
dc.date.available2022-11-09T09:35:46Z
dc.date.issued2022-10-10
dc.date.submitted2022-07
dc.description.abstractO TikTok, enquanto plataforma digital recente e popular entre a Geração Z, tem um grande poder de autopromoção. Foram muitos os jovens que mundialmente, e de uma forma inesperada, ascenderam à fama através da plataforma tornando-se microcelebridades, fenómeno que também ocorreu em Portugal. Através desta investigação, pretende-se compreender em que medida é o TikTok uma ferramenta eficiente para fins de self-branding e autopromoção para os influenciadores portugueses na plataforma. As estratégias utilizadas pelas microcelebridades, assim como as tipologias de conteúdos produzidos, e ainda as vantagens e desvantagens resultantes das especificidades do TikTok foram estudadas. Para tal, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a microcelebridades portuguesas do TikTok (18-24 anos) pertencentes à Geração Z. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do TikTok no que respeita à profissionalização de uma carreira no mundo digital, resultante da interface do TikTok, do conteúdo produzido que se revela humorístico, e ainda, da forte comunidade construída através da plataforma.pt_PT
dc.description.abstractTikTok, as a recent and popular digital platform among Gen Z, has great selfpromotion power. Many young people worldwide, and in an unexpected way, rose to fame through the platform, becoming microcelebrities, a phenomenon that also occurred in Portugal. Through this research, it is intended to understand to what extent TikTok is an efficient tool for self-branding and self-promotion purposes for portuguese influencers on the platform. The strategies used by microcelebrities, as well as the typologies of content produced and the advantages and disadvantages resulting from the specificities of TikTok, will be studied. To this end, semi-structured interviews were used with Portuguese microcelebrities from Portuguese TikTok (18-24 years old) belonging to Generation Z. The results obtained prove the efficiency of TikTok in terms of professionalizing a career in the digital world, resulting from the interface of TikTok, the content produced which is humorous and typical, and also, the strong community that is built through the platform.pt_PT
dc.identifier.tid203087070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39268
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTikTokpt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectPlataformas de media sociaispt_PT
dc.subjectSelf-brandingpt_PT
dc.subjectShortvideo appspt_PT
dc.subjectComunidadespt_PT
dc.subjectFamapt_PT
dc.subjectMicrocelebridadespt_PT
dc.subjectAutopromoçãopt_PT
dc.subjectGeneration Zpt_PT
dc.subjectSocial media platformspt_PT
dc.subjectSelf-brandingpt_PT
dc.subjectShort-video appspt_PT
dc.subjectCommunitiespt_PT
dc.subjectFamept_PT
dc.subjectMicrocelebritypt_PT
dc.subjectSelf-promotionpt_PT
dc.titleO self-branding da geração Z no TikTokpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203087070.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203087070.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: