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Advisor(s)
Abstract(s)
In the past, packaging was only meant to protect the product and facilitate transportation.
However, the function has changed and is increasingly seen as an essential marketing element.
Now, packaging has a greater weight in making distinctions between brands and an enormous
influence on consumer choices, especially in capturing attention between various products.
This dissertation focuses on glutenfree pasta and how different types of packaging affect
consumers' choice decisions. The stimuli studied are packages that omit information, packages
with the right information, and packages with the wrong information.
In order to choose the best stimuli for the study and avoid bias, a focus group was carried out.
Next, an online questionnaire was conducted to test the hypotheses built in the literature review.
The data collected from the questionnaire were analyzed using SPSS Statistics and are
presented in the last chapters of this dissertation.
Through the tests, it is revealed that perceived quality explains the relationship between stimuli
and purchase intention and that the moderator, consumer knowledge, does not moderate the
relationship between perceived quality and purchase intention and the relationship between
packaging and purchase intention.
Antigamente, as embalagens tinham o objetivo de proteger o produto e de facilitar o transporte. Contudo, a função das embalagens mudou e cada vez mais são consideradas um elemento essencial do marketing. Atualmente, têm um maior peso na distinção entre marcas e uma enorme influência nas escolhas dos consumidores, especialmente em captar a atenção entre vários produtos. Esta dissertação focase nas massas sem glúten e em como as diferentes embalagens afetam as decisões dos consumidores. Os estímulos estudados são: embalagens que omitem informação; embalagens com a informação correta, e embalagens com informação errada. De forma a escolher os estímulos para o estudo e evitar enviesamentos, realizouse um focus group. De seguida, foi realizado um questionário online de forma a testar as hipóteses da literature review. Os dados recolhidos através do questionário foram analisados no SPSS Statistics e são apresentados nos últimos capítulos desta dissertação. Através dos testes, podese concluir que a qualidade percecionada explica a relação entre estímulos e intenção de compra e que o moderador, conhecimento do consumidor, não modera a relação entre a qualidade percecionada e intenção de compra e a relação entre embalagem e intenção de compra.
Antigamente, as embalagens tinham o objetivo de proteger o produto e de facilitar o transporte. Contudo, a função das embalagens mudou e cada vez mais são consideradas um elemento essencial do marketing. Atualmente, têm um maior peso na distinção entre marcas e uma enorme influência nas escolhas dos consumidores, especialmente em captar a atenção entre vários produtos. Esta dissertação focase nas massas sem glúten e em como as diferentes embalagens afetam as decisões dos consumidores. Os estímulos estudados são: embalagens que omitem informação; embalagens com a informação correta, e embalagens com informação errada. De forma a escolher os estímulos para o estudo e evitar enviesamentos, realizouse um focus group. De seguida, foi realizado um questionário online de forma a testar as hipóteses da literature review. Os dados recolhidos através do questionário foram analisados no SPSS Statistics e são apresentados nos últimos capítulos desta dissertação. Através dos testes, podese concluir que a qualidade percecionada explica a relação entre estímulos e intenção de compra e que o moderador, conhecimento do consumidor, não modera a relação entre a qualidade percecionada e intenção de compra e a relação entre embalagem e intenção de compra.
Description
Keywords
Packaging Perceived quality Consumer knowledge Purchase intention GlutenFree Packaging information Visual Embalagem Qualidade percecionada Conhecimento do consumidor Intenção de compra Informação das embalagens
