Repository logo
 
Publication

Distâncias na educação e no currículo: professores, discurso e escola

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2017-07-26T16:10:00Z
dc.date.available2017-07-26T16:10:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractSob inspiração da temática “distância em educação”, este artigo situa-se na reflexão analítica sobre alguns dos eixos de distância que marcam o campo central da ação da educação em contexto escolar – o currículo – contribuindo de forma significativa para o insucesso da escola no desempenho cabal do seu mandato de promotora e garante das aprendizagens curriculares. Esses eixos de análise são os seguintes: 1.A distância da normatividade à decisão – ou os défices do poder profissional; 2. A distância da discursividade à apropriação – ou os nomes e as coisas; 3. A distância da intenção à ação - ou a crença na bondade dos princípios; 4. As complexidades da teoria curricular – ou fatores de distanciamento entre o quadro de análise e o seu objeto.
dc.description.abstractInspired by the thematic “distances in education”, this article intends to offfer a reflective analysis focused on some of the main “distance spaces”, or gaps, that affect the central core of school education – the curriculum - , contributing significantly to the failure of schools in fully attaining their mandate as responsible and guarantee of the curriculum, expressed in expected learning processes and outcomes. The “distance spaces” that will be discussed are the following: 1. Distance from norms to decision –or the deficits of professional power of teachers; 2. Distance from discourse to appropriation – or the names and the things; 3.Distance from intention to action - or the belief in the power of principles; 4. Complexities of curriculum theory - or factors of distance between frames of analysis and their object.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRoldão, M.C. (2015). Distâncias na educação e no currículo – professores, discurso e escola. EducA, International Catholic Journal of Education, Abril 2015 (1), 11p.pt_PT
dc.identifier.issn2183-5136
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22593
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Manuel Leãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://educa.fmleao.pt/no1-2015/distancias-na-educacao-e-no-curriculo-professores-discurso-e-escola-2/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículo
dc.subjectDesenvolvimento curricular
dc.subjectDecisão curricular
dc.subjectProfissionalidade docente
dc.subjectCurriculum
dc.subjectCurriculum development
dc.subjectCurriculum decisision-making
dc.subjectTeacers professionalism
dc.titleDistâncias na educação e no currículo: professores, discurso e escolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage71
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage57
oaire.citation.titleEDUCA - International Catholic Journal of Education
person.familyNameroldao
person.givenNamemaria
person.identifier.orcid0000-0002-0151-7760
person.identifier.scopus-author-id55799353100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd24b9af9-4b7c-43d5-9635-d067adada0d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd24b9af9-4b7c-43d5-9635-d067adada0d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Distâncias na educação e no currículo.pdf
Size:
343 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: