Repository logo
 
Publication

Dimensões do desenvolvimento profissional do administrador: de práticas didáticas ativas e interdisciplinares

dc.contributor.authorBezerra, Sefisa Quixadá
dc.contributor.authorMorgado, Elsa
dc.contributor.authorLeonido, Levi
dc.contributor.authorRodrigues, João
dc.date.accessioned2022-07-18T14:34:19Z
dc.date.available2022-07-18T14:34:19Z
dc.date.issued2019-05-05
dc.description.abstractO presente estudo pretende mostrar a influência da aplicação de um conjunto de práticas didáticas ativas e interdisciplinares no processo de desenvolvimento profissional dos alunos do curso de graduação em Administração (n=478) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no estado do Ceará – Brasil. Partindo do pressuposto que a inserção de práticas didáticas interdisciplinares possibilitam a introdução e reforço das diferentes dimensões (conhecimentos, competências, habilidades e atitudes) do profissional de gestão/administração, foi perfilhado um paradigma de investigação que assumiu dois percursos (quantitativo e qualitativo) que integram métodos mistos na recolha e análise dos dados. Para o tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos de natureza descritiva e inferencial através da utilização do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Do cruzamento dos diferentes dados resultam indicadores que reforçam a necessidade de se repensar a formação curricular e procedimentos didáticos de forma a contribuir para uma ampliação da aprendizagem em contexto de sala de aula e consequentemente o desenvolvimento das diferentes dimensões/competências necessárias à formação do perfil do profissional do administrador/gestor contemporâneo.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to show the influence of the application of a set of practices and interdisciplinary educational active in the process of developing professional students of the degree course in Management (n = 478) of the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), in Ceará - Brazil. Assuming that the inclusion of practical teaching interdisciplinary allow the introduction and strengthening of different dimensions (knowledge, skills, abilities and attitudes) professional management / administration, has espoused a research paradigm that took two courses (quantitative and qualitative) that mixed methods integrate the collection and analysis of data. For the processing and analysis of data collected statistical procedures were privileged nature of descriptive and inferential through the use of statistical software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The crossing of different data result indicators that reinforce the need to rethink the training curriculum and procedures didactic to contribute to an expansion of learning in the context of the classroom and consequently the development of different size / skills needed for training profile professional administrator / manager contemporary.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.37334/riesa.v2i1.9pt_PT
dc.identifier.issn2184-4569
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38256
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectAdministradorpt_PT
dc.subjectPerfilpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectAdministratorpt_PT
dc.subjectProfilept_PT
dc.titleDimensões do desenvolvimento profissional do administrador: de práticas didáticas ativas e interdisciplinarespt_PT
dc.title.alternativeDimensions of the administrator's professional development: of active and interdisciplinary didactic practicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Educação, Saúde e Ambientept_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
43722341.pdf
Size:
171.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: