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Benefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | |
dc.contributor.author | Costa, Sandra Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T15:37:45Z | |
dc.date.available | 2017-07-18T15:37:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Tendo em conta a investigação realizada nas escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) do Concelho de Machico na Região Autónoma da Madeira (RAM), com este artigo pretendemos divulgar o tipo de benefícios e constrangimentos detetados pelos professores de matemática do 1.º CEB, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. No decorrer da investigação foi realizada uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a teorias públicas, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi aplicada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, interpretativa e descritiva, elaborando-se, para a recolha dos dados de investigação, um inquérito por questionário que foi aplicado a oitenta professores que lecionam o 1.º CEB do concelho de Machico, na RAM. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática no 1.º CEB, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. É de destacar que, no que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando os percursos formativos importantes e indispensáveis na implementação deste programa nas aulas de 1.º CEB. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Daniela; COSTA, Sandra Cláudia - Benefícios e Constrangimentos da Operacionalização do Programa de Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos Professores do Concelho de Machico. In XII Congresso da SPCE, Vila Real, Portugal, 11-13 Setembro, 2014. – In CARVALHO, Maria João De; LOUREIRO, Armando; FERREIRA, Carlos Alberto (orgs.) - Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2014. ISBN 978-989-704-188-4. p. 1723-1730 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789897041884 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22569 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Programa de matemática | pt_PT |
dc.subject | 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.title | Benefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1730 | |
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person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Daniela | |
person.identifier.ciencia-id | AF1F-74D8-5462 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2138-1124 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189726279 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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relation.isAuthorOfPublication | f55c4055-8067-4c34-9185-432c2ec46a66 | |
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