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Benefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machico

dc.contributor.authorGonçalves, Daniela
dc.contributor.authorCosta, Sandra Cláudia
dc.date.accessioned2017-07-18T15:37:45Z
dc.date.available2017-07-18T15:37:45Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractTendo em conta a investigação realizada nas escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) do Concelho de Machico na Região Autónoma da Madeira (RAM), com este artigo pretendemos divulgar o tipo de benefícios e constrangimentos detetados pelos professores de matemática do 1.º CEB, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. No decorrer da investigação foi realizada uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a teorias públicas, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi aplicada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, interpretativa e descritiva, elaborando-se, para a recolha dos dados de investigação, um inquérito por questionário que foi aplicado a oitenta professores que lecionam o 1.º CEB do concelho de Machico, na RAM. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática no 1.º CEB, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. É de destacar que, no que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando os percursos formativos importantes e indispensáveis na implementação deste programa nas aulas de 1.º CEB.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGONÇALVES, Daniela; COSTA, Sandra Cláudia - Benefícios e Constrangimentos da Operacionalização do Programa de Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos Professores do Concelho de Machico. In XII Congresso da SPCE, Vila Real, Portugal, 11-13 Setembro, 2014. – In CARVALHO, Maria João De; LOUREIRO, Armando; FERREIRA, Carlos Alberto (orgs.) - Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2014. ISBN 978-989-704-188-4. p. 1723-1730pt_PT
dc.identifier.isbn9789897041884
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22569
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma de matemáticapt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.titleBenefícios e constrangimentos da operacionalização do programa de matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico pelos professores do concelho de Machicopt_PT
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oaire.citation.endPage1730
oaire.citation.startPage1723
person.familyNameGonçalves
person.givenNameDaniela
person.identifier.ciencia-idAF1F-74D8-5462
person.identifier.orcid0000-0003-2138-1124
person.identifier.scopus-author-id57189726279
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