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Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em conta a investigação realizada nas escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) do
Concelho de Machico na Região Autónoma da Madeira (RAM), com este artigo pretendemos
divulgar o tipo de benefícios e constrangimentos detetados pelos professores de matemática do
1.º CEB, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste
ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores
sentem face à prática e ensino da educação matemática.
No decorrer da investigação foi realizada uma análise detalhada do programa em vigor,
recorrendo a teorias públicas, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico.
Foi aplicada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, interpretativa e descritiva,
elaborando-se, para a recolha dos dados de investigação, um inquérito por questionário que foi
aplicado a oitenta professores que lecionam o 1.º CEB do concelho de Machico, na RAM.
Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos
professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de
Matemática no 1.º CEB, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de
tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas.
É de destacar que, no que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos
docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando os percursos
formativos importantes e indispensáveis na implementação deste programa nas aulas de 1.º
CEB.
Description
Keywords
Programa de matemática 1º ciclo do ensino básico Formação contínua de professores
Pedagogical Context
Citation
GONÇALVES, Daniela; COSTA, Sandra Cláudia - Benefícios e Constrangimentos da Operacionalização do Programa de Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos Professores do Concelho de Machico. In XII Congresso da SPCE, Vila Real, Portugal, 11-13 Setembro, 2014. – In CARVALHO, Maria João De; LOUREIRO, Armando; FERREIRA, Carlos Alberto (orgs.) - Atas do XII Congresso da SPCE. Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2014. ISBN 978-989-704-188-4. p. 1723-1730
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação