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Abstract(s)
The fast fashion industry is widely known for its unsustainable practices and socio-environmental impacts. However, in recent years, consumers have increasingly valued and demanded greater product transparency and traceability. In response, the European Commission has proposed mandatory implementation of Digital Product Passports (DPPs) for all textile products sold in the EU by 2030. Similar to traditional passports, DPPs will act as unique digital identifiers, offering detailed information about a product’s lifecycle, including its origin, materials, environmental impact, and disposal recommendations. Drawing on Signaling Theory, an experimental study was conducted to understand how DPPs can signal a brand’s commitment to product transparency and influence consumer purchasing behavior. Specifically, it examined the impact of DPP presence (versus absence) on consumer purchase intentions and willingness to pay, while also exploring the moderating effects of perceived brand transparency and consumer perceived ethicality. The results show that perceived ethicality strengthens the positive impact of DPPs on willingness to pay only when perceived brand transparency is high, although it does not significantly affect purchase intentions. Overall, this dissertation provides valuable theoretical and managerial insights into the transformative potential of DPPs as track-and-trace tools in enhancing product transparency and traceability within fashion and how they can influence consumer purchasing decisions.
A indústria de fast fashion é conhecida pelas suas práticas insustentáveis e impactos socioambientais. No entanto, nos últimos anos, os consumidores têm valorizado e exigido cada vez mais uma maior transparência e rastreabilidade dos produtos. Em resposta, a Comissão Europeia propôs a implementação obrigatória de Passaportes Digitais de Produtos (DPP) para todos os produtos têxteis vendidos na UE até 2030. Semelhante aos passaportes tradicionais, os DPPs servirão como identificadores digitais únicos, fornecendo informações sobre o ciclo de vida de um produto, incluindo a sua origem, materiais, impacto ambiental e recomendações de eliminação. Com base na Teoria da Sinalização, foi efetuado um estudo experimental para compreender como os DPPs podem sinalizar o compromisso de uma marca com a transparência do produto e influenciar o comportamento de compra do consumidor. Especificamente, foi examinado o impacto da presença (versus ausência) de DPPs nas intenções de compra do consumidor e na sua disponibilidade para pagar, analisando também os papéis moderadores da perceção de transparência e ética da marca. Os resultados mostram que a perceção da eticidade reforça o impacto positivo dos DPPs na disponibilidade para pagar apenas quando a perceção da transparência da marca é elevada, embora não afete significativamente as intenções de compra. Esta dissertação fornece contribuições teóricas e práticas relevantes sobre o potencial transformador dos DPPs enquanto ferramentas de rastreio e localização para melhorar a transparência e a rastreabilidade dos produtos no sector da moda e sobre a forma como podem influenciar as decisões de compra dos consumidores.
A indústria de fast fashion é conhecida pelas suas práticas insustentáveis e impactos socioambientais. No entanto, nos últimos anos, os consumidores têm valorizado e exigido cada vez mais uma maior transparência e rastreabilidade dos produtos. Em resposta, a Comissão Europeia propôs a implementação obrigatória de Passaportes Digitais de Produtos (DPP) para todos os produtos têxteis vendidos na UE até 2030. Semelhante aos passaportes tradicionais, os DPPs servirão como identificadores digitais únicos, fornecendo informações sobre o ciclo de vida de um produto, incluindo a sua origem, materiais, impacto ambiental e recomendações de eliminação. Com base na Teoria da Sinalização, foi efetuado um estudo experimental para compreender como os DPPs podem sinalizar o compromisso de uma marca com a transparência do produto e influenciar o comportamento de compra do consumidor. Especificamente, foi examinado o impacto da presença (versus ausência) de DPPs nas intenções de compra do consumidor e na sua disponibilidade para pagar, analisando também os papéis moderadores da perceção de transparência e ética da marca. Os resultados mostram que a perceção da eticidade reforça o impacto positivo dos DPPs na disponibilidade para pagar apenas quando a perceção da transparência da marca é elevada, embora não afete significativamente as intenções de compra. Esta dissertação fornece contribuições teóricas e práticas relevantes sobre o potencial transformador dos DPPs enquanto ferramentas de rastreio e localização para melhorar a transparência e a rastreabilidade dos produtos no sector da moda e sobre a forma como podem influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Description
Keywords
Digital product passport (DPP) Consumer Fast fashion Purchasing intentions Willingness-to-pay Transparency Traceability Consumer perceived ethicality Consumer perceived ethicality Perceived brand transparency Passaporte digital do produto (DPP) Consumidor Intenções de compra Vontade de pagar Transparência e rastreabilidade Ética percebida pelo consumidor Transparência percebida da marca
