Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prevenção de complicações associadas a transfusão maciça em contexto de cuidados críticos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203468589.pdf2.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente de cuidados à Pessoa em Situação Crítica, no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende-se descrever, analisar e refletir sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências necessárias à prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e sua família em diferentes contextos. A análise acima referida resulta do percurso em contexto de prática clínica e acreditação de competências profissionais no âmbito da enfermagem. O exercício profissional em contexto de serviço de urgência polivalente permitiu ganhos substanciais, muitos deles fundamentais para o desenvolvimento de estratégias facilitadoras ao processo de aprendizagem exigido nesta etapa. O contacto com novos contextos e novas vivências profissionais direcionadas para o cuidado do doente crítico em Unidade de Cuidados Intensivos nível III e num centro de trauma internacional são o cerne desta aprendizagem. Concomitantemente, o processo de investigação e a necessidade do reforço da prática baseada na evidência determinaram a realização de uma scoping review direcionada para uma temática intimamente ligada à prestação de cuidados ao doente crítico: “Intervenções orientadas à prevenção de complicações associadas à transfusão maciça em contexto de cuidados críticos”. A formação contínua é fundamental para a mudança de práticas que se traduz num acréscimo na qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente crítico, o que determinou a tomada de decisão para o ingresso neste segundo ciclo de estudos.
This report has been written within the framework of the Nursing Masters degree, specialty training field of Medical-Surgical Nursing and its approach to the Critical Care patient, as laid out by the Catholic University’s Health Sciences Institute. The report aims to describe, analyze and ponder on the acquisition of the skills which are needed in delivering specialized nursing care. The afore-mentioned assessment stems from the path threaded within the setting of na internship and the recognition of professional skills in the nursing field. Working in a multi-purpose emergency department has allowed substantial improvements, many of which were paramount to the development of strategies which promoted the learning process required at this stage. Getting in touch with new work settings directed at critical patient care in a level 3 Intensive Care Unit and in an internationally renowned trauma center are the very core of this training program. Simultaneously, the research process and the need to strengthen evidence-based practice led to the undertaking of a scoping review of a theme which is closely related to the delivery of care to patients in critical conditions: “Interventions directed at the prevention of complications associated with mass transfusion in the critical care setting”. Continuous training as defined by several authors is essential for a change in practice which can translate in gains regarding quality and safety of care delivered to critical patients.

Description

Keywords

Prática baseada na evidência Cuidados de enfermagem especializados de enfermagem cuidados intensivos Competências Prevenção de complicações Transfusão maciça Evidence-based practice Emergency Intensive care specialized nursing Skills Complication prevention Mass transfusion

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue