Repository logo
 
Publication

Narrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musical

dc.contributor.authorLamounier, Slavisa
dc.contributor.authorFerreira-Lopes, Paulo
dc.date.accessioned2024-02-14T11:28:16Z
dc.date.available2024-02-14T11:28:16Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo registra os resultados da intervenção prático-pedagógica denominada Narrativas Musicais e o Digital Sock, no qual investigamos a capacidade estimuladora do protótipo instrumental Digital Sock durante a construção de narrativas cênico-musicais, tendo como modelo de atuação, um conjunto de atividades envolvendo os gestos e os sons. Constituí¬do por um eixo teórico e outro prático, o modo de agir priorizado durante a intervenção esteve ancorado nos pedagogos da Reforma Educativa Musical, nomeadamente Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) e Murray Schafer (1977). Com foco na investigação-ação, o eixo prático esteve centrado na criação de narrativas sonoras com o Digital Sock e a reflexão sobre a prática. Os resultados indicaram que um modo de agir centrado na dualidade gesto-som, na improvisação e na ludicidade, tendo como estí¬mulo sonoro o Digital Sock e outros artefatos cênicos-musicais, permite a aprendizagem musical; estimula a criatividade e promove a comunicação em processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente.pt_PT
dc.description.abstractThis article records the results of the practical-pedagogical intervention called Musical Narratives and the Digital Sock, in which we investigate the stimulating capacity of the Digital Sock instrumental prototype during the construction of scenic-musical narratives, having as a model of performance, a set of activities involving the gestures and sounds. Constituted by a theoretical and a practical axis, the way of acting prioritized during the intervention was anchored in the educators of the Musical Educational Reform, namely Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) and Murray Schafer (1977). With a focus on action-research, the practical axis was centered on the creation of sound narratives with Digital Sock and a reflection about practice. The results indicated that a way of acting centered on gesture-sound duality, improvisation and playfulness, with Digital Sock and other scenic-musical artifacts as a sound stimulus, allows musical learning; stimulates creativity and promotes communication in interactive processes involving body-instrument-environment.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5935/2238-1279.20200065pt_PT
dc.identifier.issn2238-1279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43950
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDigital sockpt_PT
dc.subjectGesto-sompt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectSound gesturept_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleNarrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musicalpt_PT
dc.title.alternativeMusical narratives and the Digital Sock: a new model of performance in music educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage391pt_PT
oaire.citation.issue49pt_PT
oaire.citation.startPage355pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Cultura Contemporâneapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
76529010.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: