Publication
Narrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musical
dc.contributor.author | Lamounier, Slavisa | |
dc.contributor.author | Ferreira-Lopes, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T11:28:16Z | |
dc.date.available | 2024-02-14T11:28:16Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Este artigo registra os resultados da intervenção prático-pedagógica denominada Narrativas Musicais e o Digital Sock, no qual investigamos a capacidade estimuladora do protótipo instrumental Digital Sock durante a construção de narrativas cênico-musicais, tendo como modelo de atuação, um conjunto de atividades envolvendo os gestos e os sons. Constituí¬do por um eixo teórico e outro prático, o modo de agir priorizado durante a intervenção esteve ancorado nos pedagogos da Reforma Educativa Musical, nomeadamente Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) e Murray Schafer (1977). Com foco na investigação-ação, o eixo prático esteve centrado na criação de narrativas sonoras com o Digital Sock e a reflexão sobre a prática. Os resultados indicaram que um modo de agir centrado na dualidade gesto-som, na improvisação e na ludicidade, tendo como estí¬mulo sonoro o Digital Sock e outros artefatos cênicos-musicais, permite a aprendizagem musical; estimula a criatividade e promove a comunicação em processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article records the results of the practical-pedagogical intervention called Musical Narratives and the Digital Sock, in which we investigate the stimulating capacity of the Digital Sock instrumental prototype during the construction of scenic-musical narratives, having as a model of performance, a set of activities involving the gestures and sounds. Constituted by a theoretical and a practical axis, the way of acting prioritized during the intervention was anchored in the educators of the Musical Educational Reform, namely Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) and Murray Schafer (1977). With a focus on action-research, the practical axis was centered on the creation of sound narratives with Digital Sock and a reflection about practice. The results indicated that a way of acting centered on gesture-sound duality, improvisation and playfulness, with Digital Sock and other scenic-musical artifacts as a sound stimulus, allows musical learning; stimulates creativity and promotes communication in interactive processes involving body-instrument-environment. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5935/2238-1279.20200065 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2238-1279 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/43950 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Digital sock | pt_PT |
dc.subject | Gesto-som | pt_PT |
dc.subject | Educação musical | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.subject | Sound gesture | pt_PT |
dc.subject | Musical education | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_PT |
dc.subject | Performance | pt_PT |
dc.title | Narrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musical | pt_PT |
dc.title.alternative | Musical narratives and the Digital Sock: a new model of performance in music education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 391 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 49 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 355 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação e Cultura Contemporânea | pt_PT |
oaire.citation.volume | 17 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |