Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
635.59 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
The major financial crisis occurred in 2008 and scandals involving corruption or lack of
ethics enhance supervisors, regulators and financial entities to reflect upon Bank’s ethics in
their industry. Main contributions from Behavioural Economics with scientific breakthroughs
by Nobel laureates’ Kahneman and Thaler, respectively, provide a better understanding of
human behaviour and their biases or demonstrate the usefulness of practical approaches like
nudges. The goal of this academic work is to understand if the use of nudges in the Bank
industry achieves positive outcomes in people’s perception about Bank’s ethics and go beyond
in what helps build a trustful and ethical relationship.
Our study used the Corporate Ethical Virtues Model (abbreviated CEV Model) to
measure the ethical culture of an organization and was enriched by a qualitative methodology
based in a template analysis which analysed deeply all interviews made to a group of fifteen
participants from the Banking industry.
The results of our study revealed an identification of the main dimensions of the CEV
Model and were able to bring new insights, identifying three different new dimensions:
professionalism, reputation and closeness. These findings are interesting to enrich the CEV
Model, specially, as they are strongly connected with human characteristics that people most
value in measure the ethical culture of an organization, particularly, in the Banking industry.
The perception of the participants indicates that Bank’s ethics must improve while the use of
nudges and their degree of usefulness, are considered high or very high.
A crise financeira ocorrida em 2008 e os escândalos envolvendo corrupção têm incentivado supervisores, reguladores e entidades financeiras a refletir sobre o tema da ética bancária. A Economia Comportamental tem dado importantes contributos a esta discussão, assim como os recentes avanços científicos dos laureados Nobel, Kahneman e Thaler, que têm, respetivamente, contribuído para uma melhor compreensão do comportamento humano e dos seus enviesamentos bem como demonstrado a utilidade de abordagens práticas como os nudges. O objetivo é compreender se o uso de nudges na área bancária proporciona resultados positivos, no que diz respeito à perceção que as pessoas têm acerca da ética bancária e aprofundar os aspetos que podem ajudar na construção de uma relação ética e de confiança. O estudo desenvolvido aplicou o modelo Corporate Ethical Virtues (abreviado modelo CEV) para medir a cultura ética de uma organização e foi enriquecido com uma metodologia qualitativa baseada na análise template que analisou, detalhadamente, todas as entrevistas efetuadas a um grupo de quinze participantes da área bancária. Os resultados demonstraram que há uma identificação com as dimensões do modelo CEV e foram reveladores ao identificar três novas dimensões: profissionalismo, reputação e proximidade. Estes dados enriquecem o modelo CEV estando fortemente relacionados a características humanas que as pessoas mais valorizam quando lhes é solicitado para medir a cultura ética de um Banco. A perceção dos participantes indica que a ética bancária deve melhorar, enquanto as práticas de nudge e o seu grau de utilidade é considerado alto ou muito elevado.
A crise financeira ocorrida em 2008 e os escândalos envolvendo corrupção têm incentivado supervisores, reguladores e entidades financeiras a refletir sobre o tema da ética bancária. A Economia Comportamental tem dado importantes contributos a esta discussão, assim como os recentes avanços científicos dos laureados Nobel, Kahneman e Thaler, que têm, respetivamente, contribuído para uma melhor compreensão do comportamento humano e dos seus enviesamentos bem como demonstrado a utilidade de abordagens práticas como os nudges. O objetivo é compreender se o uso de nudges na área bancária proporciona resultados positivos, no que diz respeito à perceção que as pessoas têm acerca da ética bancária e aprofundar os aspetos que podem ajudar na construção de uma relação ética e de confiança. O estudo desenvolvido aplicou o modelo Corporate Ethical Virtues (abreviado modelo CEV) para medir a cultura ética de uma organização e foi enriquecido com uma metodologia qualitativa baseada na análise template que analisou, detalhadamente, todas as entrevistas efetuadas a um grupo de quinze participantes da área bancária. Os resultados demonstraram que há uma identificação com as dimensões do modelo CEV e foram reveladores ao identificar três novas dimensões: profissionalismo, reputação e proximidade. Estes dados enriquecem o modelo CEV estando fortemente relacionados a características humanas que as pessoas mais valorizam quando lhes é solicitado para medir a cultura ética de um Banco. A perceção dos participantes indica que a ética bancária deve melhorar, enquanto as práticas de nudge e o seu grau de utilidade é considerado alto ou muito elevado.
Description
Keywords
Bank’s ethics Behavioural economics Nudges Bank industry CEV Model Template analysis Ética bancária Economia comportamental Nudges Área bancária Modelo CEV Análise template