Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo e intervenção de um manicórdio italiano (sécs. XVIII-XX), do Museu Nacional da Música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203848373.pdf4.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objeto de estudo presente neste relatório é um manicórdio. Consiste num clavicórdio de pequenas dimensões, que faz parte da família dos cordofones e que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento musical durante os períodos do Renascimento e Barroco, especialmente em contextos conventuais. O instrumento, atualmente integrado na coleção do Museu Nacional da Música, possui uma caixa retangular constituída na sua maioria por madeira, metais, papel, têxteis e pele. Contém 26 teclas com capas de osso e ébano e cordas em ferro. O interior da tampa é revestido na sua totalidade por papel pintado adornado com motivos florais e, ao centro, um brasão do Papa Bento XIV. Foram utilizadas técnicas avançadas de análise laboratorial para compreender melhor a composição e estado dos materiais constituintes: a microscopia ótica (OM), para análise de uma estratigrafia, a espectrometria de fluorescência de raios-X dispersiva de energia (EDXRF) para análise das ligas metálicas e a micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (µS-FTIR), usada na análise de aglutinantes e adesivos. O estudo histórico, material e técnico teve como objetivo a contextualização e compreensão das técnicas de produção envolvidas na execução do instrumento. A intervenção de conservação e restauro, realizada no Laboratório José de Figueiredo, teve como finalidade a estabilidade física e química de todo o objeto. Após a conclusão do restauro e, sabendo de antemão que não será tocado, o manicórdio, será integrado no novo percurso expositivo do Museu Nacional da Música, que será instalado, em 2025, no Palácio Nacional de Mafra.
The object of study in this report is a manichordium. It is a small-sized clavichord that belongs to the family of string instruments, which played a crucial role in musical development during the Renaissance and Baroque periods, especially in convent settings. The instrument, currently part of the collection at the National Museum of Music, features a rectangular case made mostly of wood, metals, paper, textiles, and leather. It consists of 26 keys covered with bone and ebony, and iron strings. The inside of the lid is fully lined with painted paper adorned with floral motifs, and, Pope Benedict XIV’s central coat of arms. Advanced laboratory analysis techniques were used to better understand the composition and condition of the constituent materials: optical microscopy (OM) for stratigraphy analysis, energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry (EDXRF) for analysis of metal alloys, and Fourier transform infrared microspectroscopy (µS-FTIR) for analysis of binders and adhesives. The historical, material, and technical study aimed to contextualize and understand the production techniques involved in making the instrument. The conservation and restoration intervention, carried out at the José de Figueiredo Laboratory, aimed to ensure the physical and chemical stability of the entire object. Upon completion of the restoration, the manichordium, which will not be played, will be integrated into the new exhibition route of the National Museum of Music at the National Palace of Mafra.

Description

Keywords

Clavicórdio Coleção Keil Conservação e restauro Instrumentos musicais Leopoldo Franciolini Museu Nacional da Música Património cultural Clavichord Conservation and restoration Cultural heritage Musical instruments National Music Museum Keil collection

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue